Projeto Maria

O Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas Egas Moniz (LCFPEM) realizou a supervisão científica do Projeto Maria – Estratégia Integrada de Intervenção para a Área da Violência Doméstica e de Género no Médio Tejo que terminou no final do ano passado.

Durante a implementação deste projeto, a equipa de psicólogas das diferentes estruturas em matéria de psicologia forense da Egas Moniz (Dra. Ana Ramalho, Dra. Bárbara R.O. Fernandes e Dra. Joana Costa) coordenada neste projeto pelo Dr. Ricardo Ventura Baúto, desenvolveu diversos materiais de apoio para profissionais,  destacando-se, um Manual de apoio para profissionais, e três guiões informativos sobre legislação, atendimento a vítimas especialmente vulneráveis e avaliação de risco de violência.

Este trabalho contou ainda com os importantes contributos da Prof. Doutora Iris Almeida e da Procuradora da República, Dra. Maria Fernanda Alves.

Este é mais um contributo da Egas Moniz no combate ao flagelo da violência doméstica, com o qual está comprometido há mais de uma década.