Realização da 1ª Reunião do Conselho Eco-Escolas

Decorreu no passado dia 03 dezembro a primeira reunião do Conselho Eco-Escolas, que juntou os Dinamizadores de Responsabilidade Social, que compreendem docentes, não docentes, AE ESSEM, AA IUEM, Tunas, Coro Académico e Grupo Estudantes Católico, bem como alunos dos vários núcleos de estudantes da Associação Académica e alunos dos diversos ciclos de estudos. Estiveram ainda presentes a Direção da Egas Moniz, bem como a Reitoria IUEM e Direção ESSEM.

Nesta reunião tivemos o prazer de contar também com a participação da Engª Deolinda Ataíde, Chefe de Divisão DMEIC/DIACS/DESA da Câmara Municipal de Almada, do Departamento de Inovação Ambiente Clima e Sustentabilidade.

Nesta reunião foi discutida a seguinte ordem de trabalhos:

  • Nomeação dos Membros do Conselho Eco-Escolas;
  • Planeamento dos trabalhos para definição do Eco-Código Egas Moniz;
  • Realização da Auditoria Ambiental;
  • Apresentação e discussão do Plano de Ação, com as atividades ambientais a desenvolver nos temas base água, resíduos, energia, ar, espaços exteriores, bem como noutros temas de interesse;
  • Nomeação da Comissão de monitorização e avaliação do Plano de Ação definido.

A Egas Moniz é uma instituição inscrita no Programa Eco-Escolas no Ensino Superior, o EcoCampus, sendo este um conceito que traduz a adaptação da metodologia Eco-Escolas nos estabelecimentos de ensino superior. A Egas Moniz consta na lista das IES inscritas em https://ecoescolas.abae.pt/ecocampus-portugal/instituicoes/.

Foi com muita satisfação que os alunos participaram ativamente na Auditoria Ambiental e no Plano de Ação, identificando questões ambientais a trabalhar, bem como contribuindo com diversas propostas de ações para trabalhar essas mesmas questões ambientais, nos temas base, água, energia, resíduos e ar/espaços exteriores.

Muito Obrigada a todos pelos vossos contributos!

 

 20201203 162939