RESEARCH 4 COVID-19 - Candidaturas Aprovadas

No âmbito da 2ª edição do Apoio RESEARCH 4 COVID-19 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, as candidaturas submetidas pela Professoras Gabriela Almeida e Ana Paula Serro foram financiadas.

O Projeto “Deteção Rápida de COVID-19 (QuiCoviDe)", liderado pela Professora Gabriela Almeida, reúne uma equipa multidisciplinar com o objetivo de desenvolver um teste rápido e económico para detetar o SARS-CoV-2 diretamente em amostras. Este imunossensor optoeletrónico portátil – QuiCoviDe, tem como alvo proteínas virais de superfície, em vez de RNA ou anticorpos para SARS-CoV-2, resolvendo os problemas atuais no fornecimento de testes, tempo até aos resultados e custos associados.

O Projeto “Esterilização de EPIs com radiação gama com vista à sua reutilização”, liderado pela Professora Ana Paula Serro, avaliará a possibilidade de se utilizar radiação gama para esterilizar diferentes tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs), por forma a dar resposta às necessidades emergentes da Pandemia COVID-19. A reutilização de EPIs, de forma eficaz e segura, constitui uma mais-valia para as unidades prestadoras de cuidados de saúde, reduzindo custos, a dependência de fornecedores e o impacto ambiental associado à utilização de material descartável.