Saúde Oral e Infertilidade Feminina
Investigadores da Egas Moniz relacionam pela primeira vez a Saúde Oral com a Infertilidade Feminina.
Investigadores da Clinical Research Unit (Vanessa Machado, João Botelho, Luís Proença, José João Mendes) do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM) em colaboração com o Centro de Infertilidade e Reprodução Medicamente Assistida (CIRMA) do Hospital Garcia de Orta publicam três artigos científicos.
Os resultados divulgados pelo Projecto de Investigação visam explorar a relação das doenças e melhorar a Saúde Oral das mulheres que pretendem engravidar.
Os resultados demonstram uma elevada prevalência de periodontite nas mulheres acompanhadas no CIRMA em comparação com a população feminina geral. Além disso, as mulheres com periodontite têm o risco de 46% de serem diagnosticadas com síndrome de ovários poliquísticos.
Os próximos estudos centrar-se-ão em estratégias de melhoria, tratamento e prevenção, afirma a Equipa de Investigação do CiiEM.
Leia aqui os artigos:
Is There a Bidirectional Association between Polycystic Ovarian Syndrome and Periodontitis? A Systematic Review and Meta-analysis
Validity of the association between periodontitis and female infertility conditions: a concise review
Comparisons of Periodontal Status between Females Referenced for Fertility Treatment and Fertile Counterparts: A Pilot Case–Control Study