V Edição Academia GRACE 2018/2019

Projeto do GRACE está de regresso com duas novidades. Consciente da importância para a sensibilização da Responsabilidade Social Corporativa, o GRACE promove mais uma edição da Academia GRACE.

Foi lançada no dia 12 de novembro a quinta edição da Academia GRACE, um dos pilares do Projeto Uni.Network, cujo principal objetivo passa por promover a ligação entre as empresas e as Entidades Académicas portuguesas na temática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Não obstante a sensibilização por parte das Entidades, “a responsabilidade social é um aspecto nem sempre incluído na seleção de temas para trabalhos pelos estudantes no meio universitário”, afirma Paulo Maranhão Faria, vencedor do 1º lugar da edição de 2017/18. O aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo considera ainda que, “para além das capacidades dos estudantes serem melhoradas, o resultado mais importante é a possibilidade de a sociedade ficar a ganhar também com a iniciativa”. Recorde-se que o Projeto Uni.Network, lançado em 2014, está alinhado com os compromissos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e a Estratégia Europa 2030.

A iniciativa do GRACE tem vindo a ganhar notoriedade e, das 11 entidades académicas protocoladas em 2014, contamos hoje com 28 parceiros do Ensino Superior e a participação de 479 alunos com 172 candidaturas submetidas.

A Academia GRACE, em específico, é uma iniciativa anual com regulamento próprio ao qual se podem candidatar todos os alunos das instituições de Ensino Superior parceiras do Uni.Network e pretende, de uma forma geral, fomentar a reflexão e desenvolvimento de projetos académicos (individuais ou de grupo) sobre Responsabilidade Social Corporativa.

Este ano, a Academia GRACE traz duas novidades. A primeira são as categorias. Os melhores trabalhos submetidos a concurso serão distinguidos em quatro categorias, destacando-se o Prémio Tema (este ano Prémio Cidades e Comunidades Sustentáveis), e depois o Prémio Ideia, Prémio Impacto e Prémio Ação.
A segunda mudança diz respeito ao prémio. Cada categoria terá um prémio que se materializará em: participação numa conferência ou ação de formação na área da inovação, empreendedorismo ou sustentabilidade; ou um Pequeno-almoço com C-level (quadro superior de uma empresa associada a definir pelo GRACE). À semelhança de anos anteriores, os vencedores terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho em cerimónia pública de entrega dos Prémios, a decorrer em Junho, e verem o seu trabalho divulgado nos parceiros media do GRACE.

Assim, os alunos deverão elaborar um trabalho académico, individual ou em grupo, sobre o tema:

Cidades e Comunidades Sustentáveis

O projeto a ser desenvolvido no contexto de uma empresa, no âmbito do ODS 11, terá em consideração o contexto português e especificamente uma ou mais das seguintes áreas:

  • Eficiência e Recursos endógenos
  • Inclusão e Coesão social
  • Inovação e empreendedorismo
  • Participação e cidadania
  • Património Cultural

Para esta edição, os alunos das entidades académicas parceiras do Uni.Network podem submeter os seus trabalhos através de https://academiagrace.wixsite.com/grace  até ao dia 6 de Maio de 2019, sendo os vencedores divulgados em Junho.

Mais sobre o GRACE

O GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial - é uma associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa. O GRACE reúne mais de 160 empresas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, empenhadas em aprofundar o seu papel no desenvolvimento social das pessoas e das organizações, partilhando a missão há muito assumida: refletir, promover e desenvolver a responsabilidade social corporativa em Portugal.


www.grace.pt


Mais sobre o Uni.Network: https://academiagrace.wixsite.com/grace