Coro Académico

Quem somos?
O CAEM é um grupo dinâmico que integra alunos da ESSEM e do ISCSEM e também docentes, funcionários e pessoas externas à Egas Moniz.


O CAEM é dirigido por um maestro profissional (maestro Paulo Videira), contratado pela Egas Moniz para o efeito e que, para além de ensinar peças, faz um excelente trabalho no âmbito da técnica vocal. Este trabalho é útil aos coralistas que assim aprendem a cuidar da sua voz cantada, mas também permite perceber quais os erros que se fazem no quotidiano e que perturbam o nossa voz falada, dando lugar a eventuais patologias mais ou menos sérias.

 

O que fazemos?
Para quem não nos conhece, será importante esclarecer que a nossa missão é promover o canto coral, em todas as vertentes, estabelecendo e fortificando laços de amizade entre os seus membros.

Uma das características do CAEM é a interpretação de peças coreografadas, num ambiente cénico, estilo musical. Para isso, é também valorizada a capacidade dos elementos saberem interpretar algum instrumento musical, ou terem aptidão para a representação, dança, etc.

Para além disso, organizamos eventos científicos e culturais.

 

Repertório
O repertório é variado, incluindo música pop, musicais da Broadway, música portuguesa de todas as épocas, espirituais negros, música sacra, entre outras.

Em anos anteriores participámos em projetos conjuntos com outros coros, tendo interpretado a Missa de Schubert e o Glória de Vivaldi, para coro e orquestra.

 

Onde cantamos?
Asseguramos anualmente a missa da bênção das pastas na Egas Moniz e as cerimónias de entrega de diplomados do ISCSEM e da ESSEM. Para além disso, participamos em encontros de coros, festas de Natal, e em todas as ocasiões em que a nossa participação seja desejada.

O ano letivo 2008-2009 culminou com a apresentação dum Meddley de Andrew Lloyd Webber na Toscana, Itália, durante o Festival Internacional de Música.

Em 2010 participámos no Festival Internacional de Coros Universitários, em Coimbra.

Em 2012 e 2013, o CAEM preparou e apresentou o Gloria de Vivaldi e a Missa de Schbert, que apresentou nos Jerónimos, respetivamente.

Em 2014 participou no Festival de Coros de Barcelona.

Organizamos regularmente um Sarau Cultural na Egas Moniz, onde participam todos os alunos e funcionários com algum talento e que assim o desejem. O Sarau é sempre aberto à participação de outros artistas não pertencentes à Egas Moniz.

 

Quem pode pertencer ao CAEM?
Qualquer pessoa pode pertencer ao CAEM, desde que tenha gosto pelo canto. Mesmo quem não sabe cantar, tem a possibilidade de vir a aprender com trabalho específico.

Quem domina algum instrumento musical poderá integrar-se no CAEM, com uma tarefa distinta do canto.

 

Há benefícios para coralistas?
Sim, os alunos coralistas beneficiam de um estatuto próprio em matéria de exames (duas épocas adicionais), escolha de horário e faltas. Para mais informações consultar o Regulamento para Estudantes em Regime Especial.

Para além disto, os alunos coralistas podem beneficiar de uma redução de 20% na propina mensal.

 

Ensaios
Os ensaios decorrem no Grande Auditório da Egas Moniz, às quartas-feiras, das 17-19 horas e às sextas-feiras das 15-17 horas.

Mensalmente é distribuída uma Tabela de Ensaios aos coralistas, onde constam as datas, horas, locais e repertório de ensaios e concertos a realizar.

 

Como fazer para ser admitido?
A melhor forma é aparecer num dos ensaios e manifestar o seu interesse. O Maestro agendará um pequeno teste de voz e decidirá se a admissão é imediata ou se fica condicionada a nova avaliação no prazo máximo de 1 mês.

Quem quiser assistir aos ensaios, poderá fazê-lo sem qualquer compromisso. Assim, poderão verificar se o nosso trabalho corresponde às vossas expetativas.

 

Contactos
Presidente do CAEM: Prof. Doutora Maria Deolinda Auxtero – mauxtero@egasmoniz.edu.pt; 212 946 823
E-mail do CAEM: caem@egasmoniz.edu.pt e coroacademicoegasmoniz2012@gmail.com

 

1 Mini2 Mini3 Mini