Biologia Molecular em Saúde (Mestrado de 2.º Ciclo)

"Após quase uma década de vida profissional, o Mestrado de Biologia Molecular em Saúde foi realmente importante para mim, pois adquiri competências para desenvolver Investigação Biomédica em Oncobiologia. Atualmente considero que este percurso foi importante pois permitiu aliar a minha experiência científica que se traduz, agora, num benefício para o diagnóstico genético.
Acredito e recomendo esta nova etapa de formação."

Hélio Belo
Hélio Belo MBMS

 

“Frequentei o Mestrado de Biologia Molecular em Saúde (MBMS) como complemento à Licenciatura de Anatomia Patológica. A escolha pelo MBMS prendeu-se pelo facto deste curso integrar uma componente prática bastante elevada, permitindo ao aluno o contacto regular com equipamento e técnicas laboratoriais. Sendo o conhecimento técnico fundamental para o mercado de emprego, esta característica revela-se uma mais-valia no futuro. Outro aspeto a realçar é a diversidade de conteúdos abordados assim como a qualidade de ensino que a ESSEM proporciona aos seus alunos através do corpo docente e instalações.”

Ana Fernandes


"O mestrado em Biologia Molecular em Saúde foi extremamente relevante para a minha formação académica e científica, na medida em que me permitiu consolidar o conhecimento que já tinha da licenciatura, bem como alargar a experiência e as competências técnicas que adquiri como docente e investigador na área da biologia celular e molecular. Foi-me dada a possibilidade de adquirir conceitos, abordagens experimentais e perceber os problemas atuais desta área, através do contacto com investigadores de renome que partilham o seu saber e a sua experiência e incentivam a discussão científica. Para além disso, no âmbito deste mestrado desenvolvi um trabalho de investigação que publiquei e que serviu de base para a criação de novas linhas de investigação."

Paulo Mascarenhas

"O Mestrado em Biologia Molecular em Saúde permitiu-me alargar horizontes, com novas perspectivas de futuro lançando-me para um novo e motivante desafio: trabalhar em Centros de Investigação com grande impacto a nível Nacional e Internacional, dando-me a possibilidade de produzir ciência e desenvolver o meu projecto de estudo na área que sempre me despertou o maior interesse - Cancro. Aconselho esta formação a todos aqueles que, vindo de uma área de saúde, queiram formar uma ponte para a ciência e tecnologia."

Vanda  Póvoa
Vanda Póvoa 2BMS 390 220


"O meu nome é Andreia Filipa Dâmaso Simões e estudei na Escola Superior de Saúde Egas Moniz de 2007 a 2013. Após concluir a Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública em 2011, decidi alargar competências na área da Biologia Molecular, para isso mantive-me na Escola Superior de Saúde Egas Moniz pois tinha toda a certeza que me poderiam oferecer a possibilidade de uma aprendizagem exigente, apoiada no mérito e dedicação de aluno e corpo docente e no prestigio de uma instituição.
De facto o mestrado permitiu-me alargar conhecimento na área da Biologia Molecular, especialmente sobre questões como o diagnóstico e terapêutica, nos quais já se utilizam muitas técnicas de biologia molecular que acredito ser o futuro e a resposta para imensas patologias que o século XXI enfrenta.
Em suma, devo ainda acrescentar, que a aprendizagem após o mestrado continua a ser uma constante para o profissional de saúde, no entanto, o mestrado em Biologia Molecular permite um grande avanço na evolução de todos os estudantes e profissionais."

Andreia Simões
Andreia Simões BMS


"O meu nome é Sara Sá Matos e fui aluna do Mestrado em Biologia Molecular em Saúde da ESSEM.

Quando terminei a minha licenciatura, em Ciências Biomédicas, na Universidade do Algarve, pensei “e agora o que vou fazer?“. Pensei, ponderei as várias hipóteses e decidi que ia prosseguir para mestrado. Passo 1: descobrir o que fazer, concluído… De seguida pensei ”que mestrado?”, achei que a Biologia Molecular, sendo a base da interação de diversos sistemas celulares e assim um campo de estudo bastante abrangente e importante, seria a melhor escolha. Por último surgiu a dúvida, “onde?”. Foi então que descobri a ESSEM. Tive uma ótima integração com os colegas, uma grande maioria já alunos de Licenciatura da Escola, os professores sempre estiveram bastante presentes para ajudar, houve um vasto leque de hipóteses de locais para realização da tese de mestrado, e a Diretora Professora Doutora Alexandra Maia e Silva foi, para além de Diretora e Professora, uma amiga.
Desenvolvi o meu projeto de tese no Laboratório de Biologia e Genética Forense do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses- Delegação do Sul, por intermédio da Diretora e do Professor meu orientador, Professor António Amorim. Os projetos desenvolvidos permitiram-me terminar o mestrado com duas publicações em revistas de elevado impact factor.
Quando ainda estava na fase de escrita da tese de mestrado e à espera da data da defesa, concorri para o Instituto de Medicina Molecular onde fiquei colocada por 6 meses na Fish Facility. Lá pude trabalhar lado a lado com grandes investigadores, fazer amigos e aprender muito acerca de um modelo animal utilizado pela comunidade científica. Passados os 6 meses a bolsa acabou e então voltei a concorrer, desta vez para uma vaga de técnica de laboratório de Imunologia Celular, no mesmo instituto. De momento encontro-me a trabalhar com um outro modelo animal, o ratinho. Para além do trabalho com os animais, encontro-me a aprender e desenvolver variadas técnicas de Imunologia celular. Acredito seriamente, que a minha taxa de empregabilidade se deve em grande parte ao bom nome, bases científicas e práticas que o Mestrado e Escola me proporcionaram.
Afirmo, que em caso de dúvida, devem escolher pelo melhor, ou seja, Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz.
Atenciosamente,"

Sara Sá Matos
BMS Sara Sá Matos

 

"A Escola Superior de Saúde Egas Moniz é uma ótima instituição, bastante acolhedora e com profissionais de excelência. As infraestruturas estão de acordo com as necessidades dos alunos, tanto a nível laboratorial como a nível de locais de estudo. A biblioteca coloca à disposição diversos livros técnicos para facilitar o estudo dos seus alunos. Estes saem dos seus cursos muito bem preparados e capazes de exercer a profissão com elevado rigor e qualidade.
Terminei a Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública e decidi continuar na Instituição com o Mestrado de Biologia Molecular em Saúde. Ambos têm uma ótima componente prática que nos faz sentir preparados para encarar o futuro e o mercado de trabalho. Quanto ao Mestrado, as expectativas ao entrar eram elevadas e todas elas se têm estado a realizar com o decorrer do mesmo. Todos os assuntos abordados são interessantes e as aulas bastante apelativas, assim como o plano curricular. Em geral, a Escola Superior de Saúde Egas Moniz é uma excelente escolha para preparar o futuro."


Joana Sotero
BMS Joana Sotero