Ciências da Saúde (Licenciatura)

"Desde pequeno que sempre soube que queria ser médico. Nunca tive grandes dúvidas e sempre soube que apenas este curso me daria a satisfação profissional que procuro. Contudo, a minha média de entrada no ensino superior não era suficientemente alta, pelo que sabia que o percurso que tinha de fazer para alcançar o meu sonho seria complicado. Após muita pesquisa entre as várias hipóteses de ensino existentes em Portugal, Espanha e República Checa, encontrei o Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina para Licenciados e a Licenciatura em Ciências da Saúde.

A Licenciatura em Ciências da Saúde [da Egas Moniz] oferece, na área da Saúde, uma formação abrangente e diversificada, fornecendo uma base para uma posterior continuação de estudos num leque mais específico e variado de áreas, como por exemplo: Neurociências, Gestão em Saúde, Medicina e muitas outras.

Dos três anos que lá passei [na Egas Moniz] retiro diversos aspetos positivos, desde as amizades que ficarão para o resto da vida, à qualidade e exigência do ensino lecionado por docentes competentes e interessados em ajudar os alunos e às condições mais que adequadas das instalações, salas, laboratórios e do campus universitário."

António Eliseu

LCS António Eliseu 1

 "A escolha de uma profissão não deve depender do estatuto social que daí advém, mas sim do gosto pelo que vamos fazer durante grande parte da nossa vida. Percebi que, aliado ao gosto pela ciência, queria ter um papel activo na ajuda ao próximo e assim seguir medicina. No entanto, o problema das médias de entrada para o Ensino Superior, que afecta muitos jovens do nosso país, acabou por me afectar também.
Enquanto procurava a solução para o meu problema, tive uma agradável surpresa ao descobrir a Licenciatura em Ciências da Saúde no ISCSEM. Aqui, encontrei uma formação básica, sólida e altamente diversificada que permite trabalhar em diversas áreas da saúde e continuar os estudos em áreas como Ciências Farmacêuticas e Medicina.
A qualidade de ensino proporcionado por docentes competentes, atentos e sempre dispostos a ajudar, o material e as instalações aos quais se tem acesso e a união e entreajuda existente entre os alunos fazem desta instituição a escolha ideal para realizar a Licenciatura em Ciências da Saúde.
Esta licenciatura permite, em conjunto com dedicação, trabalho e acima de tudo persistência, realizar todos os nossos sonhos. Assim, consegui alcançar o minha “bola de ouro” e encontro-me actualmente a estudar Medicina na Universidade do Algarve."

 Mariana Sousa

 Mariana Sousa LCS 2


"Sou ex-aluna da licenciatura de Ciências da Saúde, vi nascer este curso e tive o prazer de fazer parte do primeiro grupo de alunos a terminá-lo. Trata-se de um curso pós Bolonha que consiste numa abordagem ampla no âmbito da saúde e que nos permite posteriormente especificar-nos numa área do nosso interesse. No meu caso abriu-me portas para um mestrado em Nutrição Clínica e posteriormente a entrada no curso de Medicina. Durante estes três anos encontrei muitos amigos que levo para a vida. Não posso deixar de referir o bom relacionamento entre professores e alunos, que de uma forma exigente e humana nos ensinaram mais do que podemos encontrar nos livros.
"


Luísa Rodrigues

 

Na hora de escolher um curso superior, a Licenciatura em Ciências da Saúde no ISCSEM foi a minha primeira opção. As ciências da vida sempre foram a minha área de estudo preferida e o contacto com as pessoas fascina-me, por isso, a saúde era uma escolha óbvia; na altura, não tinha, contudo, uma ideia definida sobre a profissão a seguir.
Neste curso encontrei o ponto de partida ideal, pois o nosso plano de estudos dá-nos uma formação de base única por ser tão abrangente e transversal dentro da área da saúde; permite-nos amadurecer e descobrir a vertente que nos agrada mais, dando-nos a possibilidade de continuar os estudos nos ramos de medicina ou farmácia (entre outros), bem como adaptar o nosso percurso científico às necessidades académicas ou profissionais que existem atualmente.
Encontrei também professores sempre disponíveis para auxiliar o meu estudo e um ensino feito com grande proximidade, dedicação e, muita exigência, algo indispensável para ser um profissional de saúde rigoroso e humano, já que o nosso trabalho está centrado nas pessoas. Os laboratórios, as salas de aula, a biblioteca e as restantes infraestruturas têm todo o material e condições necessárias à nossa aprendizagem, algo que faz valer muito bem o nosso tempo nesta instituição. No entanto, o que faz mesmo valer a pena são as pessoas, a amizade e união que existe entre os alunos deste curso, esta é a verdadeira força para vencer o desafio que é a Licenciatura em Ciências da Saúde.”


Gonçalo Azenha

LCS Gonçalo Site