Ciências Farmacêuticas (Mestrado Integrado)

"A minha passagem pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz iniciou-se em setembro de 2008 no curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Foi uma escolha de fácil decisão pois tinha conhecimento das excelentes instalações, qualidade de ensino de excelência, um corpo de docentes extraordinário e de um ambiente académico fantástico. Posso-vos dizer que tudo se confirmou, a integração foi rápida e fácil porque existe um espírito de união e de grande companheirismo entre os alunos dos diversos cursos da instituição; os professores são profissionais de prestígio, incansáveis e sempre disponíveis, o que permite criar uma relação de entreajuda entre professor e aluno; em termos de infraestruturas, no curso de Mestrado Integrado em Ciência Farmacêuticas, destaco os laboratórios que estão dotados de materiais e equipamentos de excelente qualidade, o que permite interligar a teoria com a prática.
Além das condições intrínsecas que a instituição oferece, esta ainda me proporcionou a possibilidade de contactar com workshops, participar nas jornadas de Ciências Farmacêuticas organizadas todos os anos na instituição, ingressar em cursos complementares à nossa formação como profissionais de saúde além dos estágios curriculares que nos colocam em contacto direto com a realidade farmacêutica.
Após o término da minha da minha tese de mestrado em dezembro de 2013, tive a oportunidade de realizar um estágio profissional, de cerca de um ano, na área de Assuntos Regulamentares na empresa Sanofi – Produtos Farmacêuticos, Lda., uma multinacional do sector farmacêutico. Posteriormente, surgiu a oportunidade de fazer parte de uma Contract Research Organization como assistente de ensaios clínicos, função que desempenho atualmente. O facto do curso de Mestrado Integrado em Ciência Farmacêuticas ser multidisciplinar e pela formação que o ISCSEM me proporcionou, permitiu adquirir competências e estar preparada a nível profissional para integrar estas várias áreas da indústria farmacêutica.
Para finalizar e sabendo que a formação académica estará para sempre presente no nosso percurso profissional é com enorme orgulho e satisfação que digo: “Fui aluna do ISCSEM!”.

 Sara Morais

 MICF Sara Morais

 

 

"Venho por este meio relatar o que para mim foi uma experiencia fantástica. Chamo-me Andreia Barata, tenho 31 anos, tirei uma primeira licenciatura em Analises Clinicas e Saúde Publica, e posteriormente concluí o Mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas no ano de 2011. Tendo feito todo este percurso académico no ISCSEM é com nostalgia que me lembro desse mesmo tempo. Durante 10 anos o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz foi como uma segunda casa para mim e ao mesmo tempo uma grande “família” (penso que o posso dizer), pois a forma como fui recebida e tratada ao longo do tempo criou uma certa afinidade com colegas e professores que ainda hoje gosto de estimar.

O ambiente entre colegas é fantástico, assim como a interacção com colegas de outros cursos. A relação entre alunos e docentes também é bastante boa, tendo dois pontos que gostaria de focar: Disponibilidade por parte do corpo docente para interagir, apoiar, compreender e estimular os alunos, e o grau de exigência que me permitiu estar bem preparada no início da minha vida laboral e ser a profissional que sou hoje.                                                                                                                                                                                     
Com a formação que o ISCSEM me proporcionou, encontro-me a trabalhar no Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE, no Serviço de Urgência de Patologia Clinica.
Com Imensa Saudade me subscrevo:"

Andreia Barata

MICF Andreia Barata Site

 

"Ingressei neste Instituto no ano lectivo de 2006 para o curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Passados 2 anos após a minha graduação, continuo a sentir e digo-o com total sinceridade e entusiasmo, que foram 5 anos vividos de forma intensa e marcante. Formei bons amigos que apesar de rumos profissionais diferentes mantenho contacto.
Academicamente, tive o privilégio de conhecer e aprender com docentes com vasta experiência profissional, que conferem a este Instituto uma qualidade de Ensino de excelência e forte reconhecimento. O curso é muito completo, tanto a nível teórico como prático, estando constantemente a ser actualizado face à evolução científica a nível farmacêutico. A teoria conferiu-me bases sólidas e conhecimentos científicos que me permitem o desenvolvimento e resolução de casos práticos.
Através do Instituto, tomei contacto com várias campanhas na área da saúde, palestras, workshops, que me ajudaram a consolidar os meus conhecimentos bem como a preparar-me para a minha carreira profissional. Os estágios curriculares proporcionados tanto a nível de farmácia hospitalar como farmácia comunitária, foram cruciais para perceber com qual das áreas mais me identificava, concluindo assim que a área hospitalar tinha a minha preferência. Iniciei a minha carreira no Hospital da Cuf Infante Santo – grupo José de Mello Saúde.
Tenho orgulho em ser farmacêutica! "

Diana Pires de Sampaio

Diana Pires De Sampaio MICF

 

"Tirei o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no Instituto Egas Moniz entre 2005 e 2010. A minha passagem pelo ISCSEM foi bastante positiva, tanto pelos colegas que conheci, como pelos professores que tive e pelo ótimo ambiente vivido na faculdade.
No MICF é dada bastante importância e valor à componente prática e partilha de experiências profissionais dos professores com os alunos durante as aulas. Isto permite que os alunos tenham uma diferenciação positiva, tanto nos estágios profissionais, como na carreira profissional futura.
Depois de acabar o curso, o meu percurso profissional iniciou-se no CEDIME, onde fiz um estágio em gestão de informação científica. De seguida integrei o departamento de Assuntos Regulamentares de uma empresa farmacêutica e posteriormente passei pela área da Qualidade e Direção técnica. Atualmente desempenho funções no departamento de Assuntos Regulamentares e Farmacovigilância na Bene Farmacêutica, Lda."

Inês Mata

Inês Mata MICF
 


"Frequentei o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no ISCSEM entre 2006 e 2011. A escolha do ISCSEM recaiu sobretudo no prestígio da instituição e do corpo docente.
O ISCSEM detém um excelente campus que, desde a Residência Universitária aos laboratórios totalmente equipados, faz face a qualquer necessidade dos seus alunos. Durante o percurso académico tive excelentes Professores, dotados de competências que facilitam o compreender das Ciências Farmacêuticas. Pertenci à Associação de Estudantes do ISCSEM e ao Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas do ISCSEM, e tive a oportunidade fazer parte do programa ERASMUS, experiências que muito contribuíram para o meu desenvolvimento e crescimento enquanto aluno e pessoa.
Desde o primeiro dia, com a recepção ao caloiro, que o ISCSEM auxiliado pela Associação de Estudantes e seu corpo docente, sempre se empenhou em criar um excelente ambiente, propício ao convívio entre alunos e ao surgimento de grandes amizades, que ainda hoje se mantêm.
Graças à polivalência que o MICF concede, foi-me possível iniciar a actividade profissional ainda antes de terminar o Mestrado. Trabalhei um ano e meio em Farmácia Comunitária, estando actualmente a trabalhar na Distribuição Farmacêutica, como gestor de conta da Alliance Healthcare."

João Dias Costa

João Dias Costa MICF 

 

"Ingressei no ISCSEM em 2008, terminando o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas em 2013.
Durante estes cinco anos, tive oportunidade de estudar em ótimas condições laboratoriais, de aprender com excelentes docentes num ambiente que considero familiar neste Instituto que aposta na formação contínua dos seus alunos e ex-alunos.
O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas do ISCSEM para além de uma elevada componente prática detém um plano curricular de excelência, reestruturado recentemente para fazer face aos constantes desafios do mercado farmacêutico.
Durante o meu percurso académico no ISCSEM tive oportunidade de fazer parte do Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas AEISCSEM e da Associação Portuguesa do Estudantes de Farmácia (APEF) e participei na organização de Congressos, Simpósios e Jornadas.
Terminado o curso, iniciei o meu percurso profissional como Responsável Técnica de um Local de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica e atualmente também exerço funções de
Account Manager numa startup de distribuição por grosso de medicamentos.
Orgulho-me de ser Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo ISCSEM!"

Ana Castelão

MICF Anacastelão


Testemunhos em formato vídeo
http://www.youtube.com/user/EgasMonizEduPt