Patogénese Molecular e Carcinogénese (Pós Graduação)

 

"Sou nutricionista, e lembro-me da expressão da senhora da secretaria quando me fui inscrever na Pós-Graduação em Patologia Molecular, provavelmente a pensar porque haveria um nutricionista de ter interesse neste curso.
No entanto, tem sido para mim uma enorme mais valia. Ao aprofundar os meus conhecimentos ao nível molecular, relativos a varias patologias crónicas inflamatórias, em particular oncológicas, tornou-se mais claro para mim perceber o impacto metabólico dos compostos nutricionais e bioactivos dos alimentos. Cada vez são mais as pessoas com doenças oncológicas que procuram combinar a medicina tradicional com outras terapias, nomeadamente a nutrição, e conhecendo as alterações metabólicas, celulares e moleculares que ocorrem, tanto durante o processo inflamatório e de desenvolvimento do tumor, como derivado dos tratamentos que são efectuados a estes pacientes, torna-se possível adequar a alimentação a cada patologia, a cada fase de tratamento, a cada paciente.
Esta Pos-Graduação é sem dúvida uma das ferramente que me permite hoje dar uma resposta diferente e ainda mais personalizada aos meus pacientes."


Ana Rita Silva

Testemunho Ana Patologia Molecular