Ano Letivo 2024/2025
Os alunos de Medicina Dentária organizaram ação de Responsabilidade Social “Natal Para Todos” onde foi realizada uma angariação de presentes, entre os dias 11 de novembro e 6 de dezembro, e a posterior entrega dos mesmos a cada criança, que decorreu no dia 13 de dezembro. Durante a tarde, foram organizadas atividades didáticas e momentos interativos com os jovens do lar, promovendo um ambiente de proximidade e partilha. A atividade contou ainda com uma atuação especial da Tintuna, que proporcionou um momento musical e festivo para as crianças.
Data de realização: 11/11/2024 a 13/12/2024
Ano Letivo 2023/2024
Os alunos de Medicina Dentária organizaram rastreios às Doenças Sexualmente Transmissíveis com o intuito de alertar e diminuir o risco de transmissão de DSTs na população.
Data de realização: 03/10/2023
O objetivo desta ação foi a realização de uma recolha de sangue segura efetuada por profissionais, com o intuito de ajudar o maior número de pessoas que necessitem.
Data de realização: 09/11/2023
Os alunos de Medicina Dentária organizaram um rastreio de saúde oral na população escolar do ensino básico do agrupamento de escolas da Costa da Caparica que teve como principal objetivo referenciar as crianças com maiores necessidades de tratamento para a Clínica Dentária Egas Moniz.
Data de realização: 20/10/2023 a 02/11/2023
Foi efetuada uma ação de sensibilização, a crianças entre os 10 e 12 anos, na Escola Básica e Secundária do Monte da Caparica, no âmbito de diversos temas altamente relevantes na área da saúde oral, como por exemplo, gengivite, cárie dentária, importância da ida ao Médico Dentista e hábitos nocivos como o tabagismo.
Data de realização: 13/11/2023
No âmbito de Medicina Dentária, foi efetuada um rastreio de saúde oral e uma ação de sensibilização para diversos temas altamente relevantes na área da saúde oral – higiene oral/placa bacteriana, gengivite, cárie dentária, por meio de interação direta com os utentes.
Data de realização: 20/03/2024
Rastreio da saúde oral aos alunos inscritos no Agrupamento no Laranjeiro -Escola Francisco Simões, promovendo assim a literacia de saúde oral e obter a prevalência de carie dentaria e os hábitos de Higiene oral nesta população, abrangendo 400 alunos.
Data de realização: 15/04/2024
Foi preparada uma apresentação sobre as doenças orais e os cuidados de higiene oral na população geriátrica, acompanhada de uma demonstração prática.
Data de realização: 07/06/2024
Ano letivo 2022/2023
O Projeto Educação para a Saúde entitulado “É de pequenino que se previne tudinho”, é um projeto que visa contribuir para a prevenção de comportamentos de risco e para a promoção de comportamentos saudáveis de saúde oral junto das crianças do 1º ciclo do Colégio Atlântico, Pinhal de Frades.
A ação contou com alunos do ciclo de estudos do "Mestrado Integrado em Medicina Dentária" do 1º, 4º e 5º s anos. Foram realizados jogos didáticos adaptados aos alunos do 1º ciclo (do 1º ao 4º anos).
Estiveram envolvidos nesta ação 3 docentes e 112 discentes como voluntários.
Data de Realização da ação: 20/03/2023
Foi efetuado um rastreio de saúde oral e uma ação de sensibilização para diversos temas altamente relevantes na área da saúde oral – higiene oral/placa bacteriana, gengivite, cárie dentária, importância da ida ao Médico dentista e hábitos nocivos como o tabagismo. çor meio de uma observação intra oral registando a prevalência da carie dentaria mediante o índice de COPD, gengivite, placa dentaria e aplicação de um questionário de autoperceção de qualidade de vida relacionado com a saúde oral terminando com uma demonstração de técnicas de Higiene oral no macromodelo e aplicação do revelador de placa e ensino de escovagem individual .
Esta ação teve como voluntários 3 docentes e 130 discentes e impactou 264 beneficiários.
Responsáveis pela Iniciativa: Prfª Cecília Rozan, Profª Ana Cristina Manso e Prof. André Peixoto.
Data de Realização: 26/04/2023
O objetivo da ação é aumentar a "Literacia em Saúde Oral" motivando e instruindo sobre higiene oral nas crianças e nas educadoras das crianças.
Esta ação envolveu como voluntários 5 docentes e 87 discentes impactando 425 crianças.
Responsáveis pela iniciativa: Profª Cristina Manso, Profª Cecília Rozan, Profª Luisa Lopes, Prof. Giancarlo Canales e Prof. André Almeida.
Data de realização: 20/03/2023
A Ação decorreu no "Estabelecimento Prisional de Leiria", estabelecimento de alta segurança, no espaço da capela, entre as 15:00 e 16:30, onde participaram 24 presos, dois docentes - Professora Cecilia Rozan e Professor André Almeida e um ex-aluno do MIMD, o Dr. André Pedro Farto.
O horário foi restrito devido à dinâmica da prisão e seus procedimentos internos. Todos os voluntários que puderam comparecer, comparecerem, e foi efetuado uma ação de sensibilização em saúde oral, com demonstração de um power point, seguido de role-play pergunta-resposta, altamente motivacional, bem como foram demonstradas técnicas de higiene oral e colocadas ás disposição dos reclusos, pastas entifricas, escovas e colutórios e sem treinamento de aplicação. Foram entregues ainda no estabelecimento, cerca e 200 pastas dentifricas e mesmas unidades em colutório, patrocionados como oferta pela Colgate e escovas de dentes patrocionadas pelo Dr. André Pedro Farto.
Não foi possivel retirar imagens fotograficas ou outras devido a uma condição imposta pelo estabelecimento prisional. No final a satisfação dos reclusos pela ação, foi manifestada pelo seu agradecimento espontaneo e gratuito. a satisfação do Diretor do estabelecimento prisional foi manisfestada a equipa Egas Moniz. Note-se que muitos dos reclusos quando entram no estabelecimento têm carência de produtos de higiene múltiplos bem como de roupa e outos bens pelo que uma ação social a este nível, deveria ser instituída.
Responsável pela iniciativa: Profª Ana Cristina Manso Data de realização: 7/11/2022
O objetivo desta ação foi aumentar a Literacia em Saúde Oral e fazer o diagnóstico de cárie precoce da infância de crianças dos 3 aos 6 anos dos alunos dos centros da "Santa Casa da Misericórdia de Almada".
Esta ação envolveu 5 docentes e 87 discentes da Egas Moniz numa ação que juntou a aprendizagem ao Serviço à comunidade, impactando 425 crianças.
Responsáveis pela Iniciativa: Profª Cristina Manso; Profª Cecilia Rozan; Profª Luisa Lopes; Prof. Giancarlo dela Torre e Prof. André Mariz de Almeida.
Data de Realização: 20/03/2023
Foi efetuada uma ação de sensibilização para diversos temas altamente relevantes na área da saúde oral – higiene oral/placa bacteriana, gengivite, cárie dentária, importância da ida ao Médico dentista e hábitos nocivos como o tabagismo. Por meio de uma apresentação em "Power Point" interativa, terminando com um quizz Kahoot e demonstração de técnicas de Ho no macromodelo. Foram alcançados os objetivos propostos com grande sucesso. De realçar o interesse dos alunos do Colégio pelo tema, surgindo imensas dúvidas, tendo enriquecido a ação terminantemente. Tendo sido o empenho dos alunos Egas Moniz fulcral para o decorrer da ação. Esta ação envolveu 2 docentes, 12 discentes e impactou 411 beneficiários-
Responsáveis pela Iniciativa: Profª Ana Cristina Manso e Profª Cecília Rozan.
Data de Realização da ação: 3/02/2023
Este projeto teve como objetivos gerais: contribuir para a redução da precariedade alimentar e despertar uma onda de solidariedade nos alunos, professores, funcionários e todos aqueles que frequentam a nossa instituição
Desta forma foram colocados panfletos de forma a promover a ação realizada. Os panfletos foram colocados em pontos estratégicos de forma a chegarem a mais pessoas. Foram afixados à porta da clínica dentária Egas Moniz, na entrada principal do instituto universitário e junto ao bar. De seguida, foi colocado uma caixa de grandes dimensões na entrada principal, para que os voluntários pudessem participar e dar o seu contributo. Infelizmente, não houve adesão.
Responsáveis pela iniciativa: alunas Bruna Cunha, Catarina Correia, Nádia Landeiro, Sofia Largo e Tânia Simões.
Data de Realização: 14/06/2023
Anos letivos anteriores
Resumo iniciativa: Visa integrar a saúde oral nos currículos escolares e no dia-a-dia das crianças e jovens, bem como envolver as famílias e a comunidade, disseminando informação e difundindo ações.
A Egas Moniz, sendo uma das entidades participantes, irá desenvolver e disponibilizar ao projeto SOBE diversos materiais, onde se incluem um vídeo sobre promoção da saúde oral, que irão integrar o terceiro kit SOBE e serão disponibilizados nas bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares.
Responsável pela iniciativa:
Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral
Parcerias:
Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura 2027
Período da iniciativa:
Desde 2018
Local da Iniciativa:
Resumo iniciativa: Realização de rastreios epidemiológicos, sessões de sensibilização para promoção da saúde pública oral, hábitos e estilos de vida saudável, em associação com os determinantes sociais em saúde e sua relação com as doenças mais prevalentes da cavidade oral, como a gengivite, a carie dentária, a doença periodontal entre outras como a má oclusão e o cancro oral. Ao nível da prevenção da doença são enquadradas situações epidemiológicas e clínicas, no contexto da prevenção primária, secundária e terciária.
Ações desenvolvidas por alunos e docentes da Egas Moniz, integradas na atividade extra curricular de Medicina Dentária Preventiva e Comunitária II e Avançada I e II, do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.
Responsável pela iniciativa:
Prof. Doutora Ana Cristina Manso / Prof. Doutora Cecilia Rozan / Mestre Joana Carmo
Parcerias:
Escolas Secundárias (ex. Francisco Simões do Laranjeiro, José Afonso de Alhos Vedros), Feiras Municipais de Saúde em vários concelhos
Período da iniciativa:
Desde 2011
Local da Iniciativa: Almada, Seixal, Moita, Torres Vedras
Resumo iniciativa: Projeto de sensibilização, educação e prevenção, tendo como ponto de partida o exercício das capacidades e o desenvolvimento da autonomia e competências, nomeadamente na área da saúde oral.
A iniciativa decorreu em 2013, com ações de promoção de saúde, hábitos e estilos de vida saudável, em associação com os determinantes sociais. Foi ensinada à população a fazer a escovagem e higiene dentária. Ao nível da Prevenção da doença são enquadradas situações epidemiológicas e clínicas, no contexto da prevenção primária, secundária e terciária.
Ações desenvolvidas por alunos e docente da Egas Moniz, integradas na atividade extra curricular de Medicina Dentária Preventiva e Comunitária II e Avançada I e II, do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.
Responsável pela iniciativa:
Prof. Doutora Ana Cristina Manso
Parcerias:
Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras
Período da iniciativa:
2013
Local da Iniciativa: Torres Vedras
Resumo iniciativa: No âmbito desta ação será feito um rastreio para diagnóstico de lesões de cárie, de maloclusão e de lesões orais, em crianças do Ensino Básico Escolar. Durante a ação, as crianças serão agrupadas consoante a necessidade de tratamento em: Urgente: crianças que terão prioridade na marcação de consultas na Unidade Curricular Clínica de Odontopediatria, uma vez que têm indicação para realização de restaurações, tratamentos endodônticos ou exodontias urgentes na dentição permanente, sob risco de compromisso da mesma. Não urgente: Crianças que apresentam uma razoável ou boa higiene oral e que apenas apresentem lesões de cárie num estádio inicial, sem necessidade de tratamento urgente/invasivo.
Objetivos e Âmbito: Promoção do espírito de voluntariado entre os estudantes do MIMD do IUEM; Educação para a saúde de crianças em escolaridade obrigatória e provenientes de um meio sociocultural desfavorecido; Encaminhamento das crianças com necessidade de cuidados de Saúde Oral para a Clínica Universitária Egas Moniz.
N.º pessoas/voluntários envolvidos: 10
Responsável pela iniciativa: Professora Gunel Kisi; Unidade Curricular Clínica de Odontopediatria e Membros do Núcleo de Estudantes de Medicina Dentária
Parcerias:
Escola EB 2,3 da Trafaria
Período da iniciativa:
9h – 17h
Local da Iniciativa: Escola EB 2,3 da Trafaria
Resumo iniciativa: Observação clinica da cavidade oral e preenchimento de uma ficha de observação clinica (índice CPO).
Objetivos e Âmbito: Avaliar a prevalência da cárie dentária e necessidades de tratamento na dentição decídua, mista e definitiva.
Público-alvo:
População pediátrica carenciada
N.º pessoas/voluntários envolvidos: 8 pessoas
Responsável pela iniciativa:
Parcerias:
Período da iniciativa:
20-23 Maio de 2019
Local da Iniciativa: Escolas na Trafaria
Resultados obtidos: Foram observadas no total 261 crianças, dos quais 33 apresentavam tratamentos urgentes a realizar.
Resumo iniciativa: Facilitar a integração social da comunidade cigana, promovendo o envolvimento da população na resolução dos seus próprios problemas e formando elementos chave na comunidade. Promovido pela Fundação António Aleixo em parceria com o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Loulé.
Objetivos e Âmbito: Promoção das Condições que favoreçam a integração sociocultural da comunidade cigana do Monte João Preto, em Boliqueime.
Público-Alvo: 77 indivíduos entre os 0 e os 67 anos de idade
N.º pessoas/voluntários envolvidos:
Responsável pela iniciativa:
Parcerias:
Fundação António Aleixo, Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Loulé.
Período da iniciativa:
Inicio a 01.09.2018 e termo a 31.08.2019
Local da Iniciativa: Monte João Preto, Boliqueime
Resumo iniciativa: Trata-se de uma unidade de saúde com cerca de 1200 m2 de área e possui um ficheiro com aproximadamente 31.600 utentes. Possui 55 protocolos com ONG e entidades de ação social
Objetivos e Âmbito: Tirar as crianças de bairros problemáticos e levá-los a faculdades. A Clínica presta desde 1992 um serviço de cuidados de saúde oral de qualidade, constituindo um local de referência.
N.º pessoas/voluntários envolvidos:
Responsável pela iniciativa:
Parcerias:
Período da iniciativa:
Durante o ano letivo.
Local da Iniciativa: Egas Moniz
Resumo iniciativa: Foram desenvolvidas as seguintes ações: Jogo de literacia em saúde oral e saúde em geral; Programa de lavagem de mãos e lavagem dos dentes com revelador de placa e pasta fluoretada – oferta de escovas; Diagnóstico precoce de cárie dentária e bochecho com fluor; Tratamento atempado de dentes decíduos; Tratamento avançado de dentição decídua e permanente
Objetivos e Âmbito: 109 crianças entre os 5 e 15 anos - crianças rua Paróquia de São Francisco de Xavier no Pragal
N.º pessoas/voluntários envolvidos: 55 voluntários
Responsável pela iniciativa: Prof. Doutora Cristina Manso / Prof. Doutora Ana Delgado
Parcerias:
Período da iniciativa:
Maio de 2019
Local da Iniciativa: Associação Padre Amadeu Pinto
Resultados obtidos: Diagnóstico precoce e triagem de crianças para tratamentos na clinica dentária Universitária Egas Moniz ou para tratamentos no próprio centro - TRA
Resumo iniciativa:
Objetivos e Âmbito: Diagnóstico precoce e ensino de escovagem a crianças no dia mundial da saúde oral – parceria FDI
Público-Alvo:
150 Crianças
N.º pessoas/voluntários envolvidos: 5 docentes + 18 alunos
Responsável pela iniciativa:
Parcerias:
FDI
Período da iniciativa:
20 de março 2019
Local da Iniciativa: Escola Francisco Simões Laranjeiro
Resumo iniciativa: Avaliar a prevalência da cárie dentária e necessidades de tratamento na dentição decídua, mista e definitiva.
Objetivos e Âmbito: Rastreio buco-dentário à população escolar da Trafaria.
Público-Alvo:
261 crianças
N.º pessoas/voluntários envolvidos: 9 voluntários
Responsável pela iniciativa: Prof. Doutora Ana Delgado
Parcerias:
Período da iniciativa:
20 a 23 de Maio de 2019
Local da Iniciativa: Escola Básica Nº1 da Trafaria
Resultados obtidos: 261 crianças - 33 tratamentos urgentes a realizar
Foi realizada uma ação presencial com o objetivo de divulgação de conceitos de saúde oral aos utentes através do Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Comunitário de Tires, mediante a entrega de uma brochura e gravação de um vídeo da escovagem e dar como material de apoio á ação domiciliária, motivação e ensino de escovagem dentária, demonstração de produtos e higienização das próteses.
Foi realizada uma ação presencial com o objetivo de divulgação de conceitos de saúde oral aos utentes internados no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, para motivação e ensino de escovagem dentária, demonstração de produtos e higienização das próteses.
Foi efetuada uma ação de sensibilização para diversos temas altamente relevantes na área da saúde oral - higiene oral/ placa bacteriana, gengivite, cárie dentária. Importância da ida ao Médico dentista e hábitos nocivos como o tabagismo. Por meio de uma apresentação em Power Point Interativa, terminando com um quizz Kahoot e demonstração de técnicas de Ho no macromodelo.