Ano Letivo 2024/2025
Os alunos, em colaboração com professores e parceiros, deram início à recuperação de um espaço verde no campus. Numa primeira fase, prepararam o terreno, removeram plantas exóticas e invasoras e semearam um prado pioneiro com sementes autóctones recolhidas na região pela ONG Urbem. Por fim, plantaram espécies nativas cuidadosamente selecionadas para alimentar os insetos polinizadores, promovendo a biodiversidade e a sustentabilidade no campus.
Data de realização: 06/11/2024 a 13/11/2024.
Alunos do ciclo de estudos de LEV participaram na Campanha de Profilaxia da Raiva e colocação de microchips no Monte da Caparica, organizada pela Direção-Geral da Alimentação Veterinária e pela Câmara Municipal de Almada. A atividade permitiu aplicar conhecimentos teóricos, promover a saúde animal e pública, e desenvolver competências de comunicação.
Data de realização: 14/10/2024.
A ação, organizada pelos alunos de Medicina Veterinária e Enfermagem Veterinária, realizada no dia 17 de dezembro na Egas Moniz School of Health & Science, promoveu um workshop liderado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) em colaboração com a CLAW - Student Organization for the Study & Conservation of Marine, Wild & Exotic Species. O evento, focado na identificação de aves marinhas e na sensibilização para a conservação dos seus habitats, reuniu alunos e membros da comunidade académica para explorar técnicas e características fundamentais na diferenciação de espécies. Durante a atividade, destacou-se a importância da preservação dos ecossistemas e o papel essencial dos médicos veterinários e enfermeiros veterinários na proteção e bem-estar das aves marinhas. Através de palestras, partilha de experiências de voluntariado e debates dinâmicos, foi reforçada a relevância da ação conjunta na preservação dos oceanos e da vida marinha.
Data de realização: 17/12/2024
Durante 28 dias foram exibidos vídeos nos monitores no campus da Egas Moniz sobre diversos temas dentro da saúde animal, elaborados pelos alunos de Enfermagem Veterinária, no âmbito de uma UC.
Data de realização: 10/02/2025 a 10/03/2025
Ano Letivo 2023/2024
Os alunos de Medicina Veterinária e de Enfermagem Veterinária organizaram uma recolha de donativos essenciais com o intuito de satisfazer os cuidados e necessidades básicas dos cães albergados na Associação Canil da Aroeira e dos gatos albergados na Associação Onde Há Gato Não Há Rato.
Data de realização: 04/12/2023 a 08/12/2023
Os alunos de Medicina Veterinária e Enfermagem Veterinária organizaram uma sessão aberta à comunidade na Multiversidade Popular, situada no Bairro Amarelo. Foram ouvidas as preocupações da comunidade relativamente aos animais de companhia, bem como foram esclarecidas algumas dúvidas de como os cuidar.
Data de realização: 21/02/2024
Foi organizada, pelos alunos de Medicina Veterinária e de Enfermagem Veterinária, uma semana de sensibilização para a Leishmaniose através das seguintes ações:
Data de realização: 05/02/2024 a 10/02/2024
Esta ação foi organizada por alunos de Medicina Veterinária e Enfermagem Veterinária e pela Associação Lifeshaker em conjunto com o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas). O ICNF irá realizou uma breve sensibilização relativamente à importância dos insetos polinizadores e que plantas são benéficas para estes. De seguida, foi realizada uma caminhada nas zonas circundantes onde identificaram e registaram insetos e plantas com a aplicação iNaturalist.
Data de realização: 17/04/2024
No dia Mundial da Abelha foram colocadas as primeiras plantas do jardim de polinizadores pelas delegadas de turma dos ciclos de estudos de LEV, LCB e MIMV. Foi ainda colocada a placa a sinalizar o jardim e anunciado nas redes sociais. Este jardim irá estar concluído pelos alunos na próxima primavera com a introdução de outras plantas benéficas para estes insetos e nativas de Portugal.
Data de realização: 20/05/2024
Os anos de Medicina Veterinária e Enfermagem Veterinária organizaram uma visita ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico para conhecer o centro e a equipa do Grupo Lobo, bem como as estratégias adotadas para a preservação da espécie. Durante a visita, procurou-se estabelecer um protocolo com o Grupo Lobo para desenvolver uma estratégia antiparasitária adequada aos lobos ibéricos selvagens, que incluirá estudos coprológicos com recolha de fezes. Além disso, pretendeu-se divulgar junto da comunidade, incluindo nas redes sociais dos núcleos de estudantes, as estratégias de preservação do lobo ibérico e as formas de ajudar a manter e desenvolver essas estratégias, como doações e apadrinhamentos.
Data da realização: 08/06/2024
Ano letivo 2022/2023
Os objetivos desta ação foram:
Foram entregues 23 Leisguards à ONG Canil da Aroeira de forma a assegurar o tratamento de 18 cães positivos ao parasita Leishmania infantum, responsável pela doença leishmaniose.
Responsável pela iniciativa: Profª Sílvia Honrado
Data de Realização da ação: 10/06/2023
O objetivo deste projeto foi apoiar famílias em situação de carência económica comprovada, que possuem animais de companhia a seu cargo, residentes no concelho de Almada. Estas famílias passaram por um processo de avaliação da sua situação económica, tendo sido sinalizadas pela Animalife.
Com esta ação conseguiu-se: