Este concurso no âmbito do projecto SOL - Smart ocular lenses for the treatment of diabetic eye diseases, ref. PTDC /CTM-CTM/2353/2021, financiado exclusivamente pelo Orçamento de Estado Português, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), IP, sob as seguintes condições:
Área Científica Engenharia Biomédica/Engenharia de Materiais/Ciências Farmacêuticas
Requisitos de admissão Podem candidatar-se à chamada pessoas nacionais, estrangeiras e apátridas, titulares de doutoramento em Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais, Ciências Farmacêuticas ou similares. Factores preferenciais: a) Experiência comprovada no desenvolvimento e caraterização avançada de biomateriais, nomeadamente para aplicações oculares. Será valorizada a experiência no estudo das propriedades físicas dos materiais (e.g., molhabilidade, topografia/morfologia da superfície, propriedades mecânicas), libertação de fármacos, resposta biológica (citotoxicidade, atividade antimicrobiana e anti-inflamatória, testes ex vivo e in vivo); b) Mínimo de 4 artigos publicados em revistas indexadas, sendo pelo menos metade deles como primeiro autor/a; c) Fluência em inglês.
Plano de trabalho O principal objetivo do trabalho será o desenvolvimento e otimização de novos sistemas de libertação de fármacos para o tratamento de doenças oculares diabéticas, baseados em lentes de contacto (SCLs) e/ou lentes intra-oculares (IOLs), que permitam uma libertação sustentada do fármaco no olho e uma maior biodisponibilidade relativamente aos tratamentos farmacológicos convencionais (e.g., colírios). Os agentes anti-VEGF demonstraram ser eficazes na inibição da retinopatia diabética, a doença ocular diabética mais frequente nos adultos diabéticos. No entanto, as moléculas anti-VEGF têm uma meia-vida curta, o que requer injecções intravítreas repetidas para atingir o efeito terapêutico desejado. Os siRNAs são uma alternativa promissora devido ao seu pequeno tamanho, o que aumenta a penetração intracelular e permite uma entrega a longo prazo. Assim, neste trabalho, três diferentes siRNAs, já conhecidos pelos seus efeitos terapêuticos na neovascularização ocular, serão conjugados com péptidos (CPPs) que têm capacidade de translocação através do sistema hemato-encefálico. A passagem dos complexos siRNA-CPPs da superfície apical para a basal e a integridade da superfície celular indicarão se os complexos são bons candidatos para o tratamento de doenças oculares.
Desta forma, serão realizadas as seguintes tarefas: 1 - Desenho de conjugados de siRNA-CPPs; 2 - Translocação da barreira hemato-retiniana (BRB) pelos conjugados desenhados; 3 - Avaliação da atividade inibitória do VEGF; 4 - Carregamento dos conjugados seleccionados nos hidrogéis/lentes de contacto e otimização do processo de libertação. 5 - Testes de difusão em modelos ex vivo (ex. células de Franz).
O/A bolseiro/a participará em todas as fases do trabalho de investigação, nomeadamente no levantamento do estado da arte, no planeamento e execução do trabalho experimental, na análise dos resultados, na redação de artigos científicos e na divulgação dos resultados. Deverá também desempenhar um papel ativo em tarefas como a gestão do laboratório e do equipamento, supervisão de estudantes de mestrado, organização de eventos científicos/acções de formação e divulgação, estabelecimento de novas colaborações e angariação de fundos.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da IST-ID, disponível em https://ist-id.pt/concursos/bolsas/; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf e https://dre.pt/application/file/a/127230968. Local de trabalho: O trabalho será realizado no Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM), Instituto Superior Técnico (IST) - Centro de Química Estrutural (CQE) and Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes, sob a orientação científica das Professoras Ana Paula Serro e Ana Herdade.
Duração da bolsa: A bolsa terá uma duração de 6 meses, renováveis até um máximo de 15 meses, com início a 1 de Setembro de 2023.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1 741 euros (mil setecentos e quarenta e um) por mês, de acordo com a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), mais Seguro Social Voluntário e Seguro de Acidentes Pessoais.
Métodos de seleção: O método de seleção baseia-se na avaliação curricular, tendo em conta os requisitos de admissão e os factores de preferência. Os dois candidatos com melhor classificação serão convocados para uma entrevista onde, para além de discutirem o seu currículo e motivação, comprovarão também a sua fluência na língua inglesa. A classificação final será a média ponderada da avaliação curricular (peso 60%) e da entrevista (peso 40%).
Composição do Júri de Selecção: O Júri será composto por: a Professora Ana Paula Serro (Presidente), a Professora Ana Herdade (membro) e o Professor Rogério Colaço (membro).
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão divulgados, através de uma lista ordenada por classificação afixada num local visível e público junto ao Departamento de Recursos Humanos do Instituto Universitário Egas Moniz. Todos os candidatos serão notificados por e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: A chamada está aberta de 28 de Julho a 11 de Agosto. É obrigatório formalizar as candidaturas com a apresentação dos seguintes documentos: i) Curriculum Vitae; ii) certificado de grau académico; iii) carta de motivação (em inglês) para o e-mail: empregocientifico@egasmoniz.edu.pt
Prazos e procedimentos de reclamação e recurso: O prazo da reclamação e recurso pelos interessados é de 5 dias úteis após a publicitação dos resultados e poderá ser feita através de envio para o e-mail: empregocientifico@egasmoniz.edu.pt