Notícia

João Botelho na CNN

O investigador da Egas Moniz, João Botelho, foi entrevistado pela CNN Portugal no dia 2 de abril, a propósito da Saúde Oral no nosso país.

No seguimento da celebração do Dia Mundial da Saúde Oral, a 20 de março, o investigador João Botelho foi convidado para falar sobre um estudo publicado por um grupo de investigadores que o próprio lidera e que determinou que a saúde oral está diretamente relacionada com 23 doenças e cinco tipos de cancros. Este artigo, publicado na Nature Communications, pretende alertar para a existência de uma relação entre as doenças da boca e as doenças sistémicas e apela a medidas de prevenção em Portugal. O grupo de investigadores conta também com José João Mendes, Vanessa Machado, João Viana, Luís Proença, Paulo Mascarenhas, Leandro Chambrone, Yago Leira e Marco Orlandi.

A entrevista focou pontos de extrema relevância tais como a prevalência de certas patologias em Portugal e como poderão estar relacionadas com a má - ou mesmo falta de - saúde oral dos pacientes, o aumento de doenças associadas à saúde oral negligenciada ou ainda qual seria a estratégia a adotar a nível nacional para que se consiga mudar os hábitos de saúde oral e prevenir estas patologias. O investigador tocou também num outro prisma importante que é por o foco na prevenção e não no tratamento. Este é aliás o posicionamento da Egas Moniz e do seu trabalho contínuo junto da sua comunidade, através de inúmeras ações organizadas no sentido da prevenção e de promover a literacia em saúde oral. No seu caminho para se afirmar como universidade cívica, este trabalho é um dos pilares estratégicos.