Numa nova publicação, o European Reference Genome Atlas (ERGA) anuncia o sucesso do seu projeto-piloto. Esta iniciativa pioneira reuniu uma vasta rede de colaboração de investigadores e instituições de 33 países para produzir genomas de referência de elevada qualidade de 98 espécies europeias.
Trata-se de um marco significativo no objetivo de criar uma base de dados de genomas de referência de elevada qualidade para todos os animais, plantas e fungos europeus. O projeto-piloto proporcionou lições valiosas e destacou os principais desafios, posicionando o ERGA como um modelo para iniciativas descentralizadas, inclusivas e equitativas de genómica da biodiversidade em todo o mundo, tal como referido numa nova coleção de artigos de investigação publicada hoje na npj Biodiversity. Esta coleção apresenta uma panorâmica geral do projeto-piloto, dos procedimentos de recolha e processamento de amostras e das perspectivas de desenvolvimento dos nós nacionais que resultaram do projeto-piloto. A coleção continuará a ser acrescentada à medida que os artigos associados ao projeto-piloto forem ficando disponíveis.
O artigo, intitulado “The European Reference Genome Atlas: piloting a decentralised approach to equitable biodiversity genomics” e publicado na revista npj Biodiversity, é de acesso livre. A Egas Moniz School of Health and Science participa neste consórcio através do Prof. Miguel Grilo, que contribui com o seu conhecimento de anatomia animal e recolha de amostras para criação de genomas de referência.
Saiba mais aqui.