A Cátedra Internacional de Bioética ou International Chair of Bioethics (ICB) foi criada em 2001 e foi autorizada a coordenar e estimular uma Rede Internacional de Institutos de Treinamento em Ética Médica, estimulando instituições de ensino superior a desenvolver um currículo atualizado para o ensino de ética médica que satisfaça os requisitos das escolas médicas do mundo.
Essa Rede Internacional da Cátedra tem unidades em cinco continentes, diversos departamentos, divisões e um grande fórum internacional de professores.
Esta unidade é presidida pelo Prof. Doutor Luciano Maia Alves Ferreira.
Sobre a ICB
A Cátedra desenvolveu um currículo atualizado e moderno, refletindo a necessidade de integração da ética na prática diária, aumentando o interesse e respeito pelos valores envolvidos na prestação de cuidados de saúde e aumentando a consciência para interesses conflitantes.
Os alunos são apresentados a várias facetas não médicas da medicina: sociologia, psicologia, economia e administração pública.
A cadeira:
Cada manual contém casos reais, em número de até trinta, que apresentam problemas éticos para membros da profissão médica em todo o mundo. Os casos são precedidos de uma descrição geral do tipo de problemas éticos envolvidos e cada caso é seguido de orientações gerais para a edificação dos alunos que devem eles próprios, sob a orientação do seu docente, estudar o caso, discutir as possíveis soluções e rejeitar o que eles consideram inadequados antes de tomar sua própria decisão.
Israel, Eilat
Eilat
Eilat
Israel, Haifa
Eilat
Israel, Zefat
Israel, Zefat
Singapura
Israel, Kinar
Itália, Napoli
Israel, Jerusalém
Itália, Napoli
Chipre, Limassol
Israel, Jerusalém
O presidente dirige muitos departamentos e divisões continentais:
O acordo acima com a UNESCO expirou e a cadeira tornou-se uma organização internacional independente.
A cadeira é reconhecida pelas principais organizações internacionais.
Foi assinado um acordo de cooperação entre o presidente e a associação médica mundial (WMA), bem como com outros organismos internacionais.