A formação decorre em janeiro/fevereiro e junho/julho (época de exames), em dezembro (formação Inicial de Professores) e, sempre que se justifique. A oferta formativa organiza-se em 3 eixos: competências pedagógicas, digitais e transversais.
Ciclos Formativos do GFP 2024/2025
Ciclos Formativos do GFP 2023/2024
Objetivo: Analisar, refletir e implementar Boas-práticas na estruturação de Disciplinas/Courses na plataforma MOODLE com vista a facilitar o processo de organização de ‘recursos’ e de criação de ‘atividades’.
Formadores: Prof Doutora Neuza Pedro e Doutor Cassio Santos
Objetivo: Criação de recursos e atividades educativa na Plataforma MOODLE, através da exploração avançada das funcionalidades ‘Book’, ‘Questionários’ e ‘Workshop’.Escrita Científica: Ferramentas para Otimização.
Formadores: Prof Doutora Neuza Pedro e Doutor Cassio Santos
Objetivo: Adquirir e praticar técnicas de confiança, compreender o impacto de estilos narrativos como metáforas, e explorar diferentes perceções sobre a docência. Introdução à PNL, ferramentas de perceção, técnicas de confiança e exercícios práticos.
Formadora: Prof. Teresa Santos Silva
Objetivo: Compreender as vantagens e desvantagens da avaliação OSCE, descrevendo tipos de estações, mecânica, recursos necessários, fatores de criação, papéis e condutas corretas dos envolvidos, processo e características de checklists, técnicas de determinação de notas (Angoff e Borderline Regression), e princípios de avaliação por domínios.
Formador: Pedro Marvão
Objetivo: Capacitar para utilização da simulação no ensino de competências práticas, abordando sua utilidade, vantagens, princípios, fases de sessão, conceitos de briefing e debriefing, importância do feedback, papel do facilitador, e planeamento alinhado com a avaliação.
Formador: Pedro Marvão
Objetivo: Criação de Recursos Educativos Interativos com H5P na Plataforma MOODLE.
Formadores: Prof Doutora Neuza Pedro e Doutor Cassio Santos
1ª edição a 16/01/2024 (docentes)
2ª edição a 19/01/2024 (não docentes)
Objetivo: Abordar a vítima com segurança, realizar manobras básicas e de desobstrução da via aérea, colocar a vítima em Posição Lateral de Segurança, e atuar eficazmente em casos de paragem cardiorrespiratória utilizando o desfibrilhador automático externo (DAE).
Formadores: BBV Cacilhas
Objetivo: Identificar e interpretar efeitos e associações em modelos lineares univariados e multivariados, validar pressupostos teóricos, aplicar técnicas de classificação de futuros casos e utilizar métodos de análise de dados com o software SPSS.
Formador: José Brito
Objetivo: Desenvolver competências para criar trilhas de aprendizagem impactantes e atrativas, explorando técnicas para aprimorar sua qualidade, refletindo sobre seu impacto no ensino-aprendizagem, integrando critérios de qualidade, e estimulando a colaboração entre professores.
Formadoras: Dra Sofia Lebre, Dr. Felipe Rodrigues e Dra Elsa Alves
Objetivo: Definir o que são active lectures, identificar os diferentes momentos necessários ao planeamento de um momento ativo e atividades passíveis de ser aplicadas em aulas teóricas.
Formadora: Prof. Sofia Sá
Objetivo: Apresentação das principais tendências e vantagens de implementação de estratégias de gamificação em práticas pedagógicas no ensino superior, dando exemplos concretos e apontando possíveis estratégias para a sua incorporação no contexto de sala de aula
Formadora: Prof. Rita Tomé
Objetivo: Capacitar os docentes a conduzir revisões sistemáticas de alta qualidade, compreendendo os passos essenciais, avaliando a qualidade metodológica, aplicando critérios de seleção e avaliação, utilizando ferramentas de análise e síntese de dados, e redigindo relatórios claros e transparentes.
Formador: Prof. João Botelho
Objetivo: Conhecimento do aparelho vocal, da voz, de cada participante, identificando as suas potencialidades e limites. Identificar algumas das dificuldades vocais e como as ultrapassar. Conhecer os ingredientes necessários para uma oralidade sedutora, carismática e cativante, com vista a tornas as aulas mais impactantes e inesquecíveis.
Formador: Rui Baeta
Objetivo: Divulgação de Boas Práticas a serem seguidas por Docentes e Discentes de forma a possibilitar uma utilização correta, produtiva e eficaz da plataforma ExamSoft.
Formador: : Prof. Vitor Carreira
Objetivo: Conhecer funcionalidades e funcionamento das plataformas, debater as suas mais-valias pedagógicas e boas práticas, compreender e adequar suas limitações, e compartilhar experiências de uso e adaptação.
Formador: João Mouro
Objetivo: O objetivo da formação em Inteligência Artificial no Ensino Superior é compreender os conceitos fundamentais de IA, explorar o funcionamento dos Large Language Models (LLM) e sua relevância no contexto acadêmico, além de aplicar técnicas de prompt engineering para criar prompts eficazes e avaliar a qualidade dos conteúdos gerados por LLM para unidades curriculares.
Formador: Prof. João Couvaneiro e convidados
Objetivo: Capacitar os docentes a conduzir revisões sistemáticas de alta qualidade, compreendendo os passos essenciais, avaliando a qualidade metodológica, aplicando critérios de seleção e avaliação, utilizando ferramentas de análise e síntese de dados, e redigindo relatórios claros e transparentes.
Formador: João Botelho
Objetivo: Conhecimento do aparelho vocal, da voz, de cada participante, identificando as suas potencialidades e limites. Identificar algumas das dificuldades vocais e como as ultrapassar. Conhecer os ingredientes necessários para uma oralidade sedutora, carismática e cativante, com vista a tornas as aulas mais impactantes e inesquecíveis.
Formador: Rui Baeta
Objetivo: Explicar a utilidade, vantagens e desvantagens da avaliação OSCE, descrevendo tipos de estações, mecânica, recursos necessários, fatores de criação, papéis e condutas corretas dos envolvidos, processo e características de checklists, técnicas de determinação de notas (Angoff e Borderline Regression), e princípios de avaliação por domínios.
Formador: Pedro Marvão
Objetivo: Conhecer funcionalidades e funcionamento das plataformas, debater as suas mais-valias pedagógicas e boas práticas, compreender e adequar suas limitações, e compartilhar experiências de uso e adaptação.
Formador: João Mouro
Objetivo: Os objetivos da formação em saúde mental no meio acadêmico são capacitar os participantes para reconhecer sinais de problemas de saúde mental, desenvolver estratégias de intervenção eficazes e informá-los sobre os recursos de suporte disponíveis.
Formador: Tiago Casaleiro
Objetivo: No workshop, exploraremos como implementar eficazmente a metodologia Jigsaw nas salas de aula, promovendo colaboração, aprendizagem ativa e participação equitativa entre os alunos.
Formadora: Sofia Sá
Objetivo: No workshop, exploraremos o uso estratégico do ChatGPT como consultor pedagógico para planificação e implementação de momentos ativos, visando superar os receios do corpo docente e promover boas práticas de integração nas Unidades Curriculares.
Formadora: Sofia Sá
Objetivo: O objetivo da formação é contribuir para a discussão, partilhar exemplos práticos e promover a aprendizagem colaborativa sobre Modelos Pedagógicos, abordando estrutura, práticas, avaliação e tecnologia.
Formadores: Profs. Manuel Pequito, Maria João Silva, Lara Alves, Ricardo Assunção, Alexandre Trindade
Objetivo: Divulgação de Boas Práticas a serem seguidas por Docentes e Discentes de forma a possibilitar uma utilização correta, produtiva e eficaz da plataforma ExamSoft.
Formador: Vitor Carreira
Objetivo: Capacitar os participantes na exploração de contextos, objetivos e técnicas avançadas de avaliação educacional, abrangendo validade, alinhamento curricular, fiabilidade, standard setting, construção de perguntas de escolha múltipla e tendências futuras.
Formador: Pedro Marvão
Objetivo: Capacitar os docentes a utilizar a plataforma myAgir de forma eficiente e produtiva no contexto educacional, promovendo a utilização de recursos tecnológicos disponíveis para facilitar o dia a dia no trabalho.
Formadoras: Eng. Joyce Bispo, Eng. Ana Carvalho, Dra Tânia Fernandes
Objetivo: Resumindo numa breve frase: Capacitar os participantes para compreender e implementar eficazmente o Case-Based Learning (CBL), abordando suas características, estratégias de implementação, construção de casos, avaliação dos estudantes, e diferenciando-o de outras metodologias como PBL e TBL.
Formador: Pedro Marvão
Objetivo: Objetivo: Abordar a vítima com segurança, realizar manobras básicas e de desobstrução da via aérea, colocar a vítima em Posição Lateral de Segurança, e atuar eficazmente em casos de paragem cardiorrespiratória utilizando o desfibrilhador automático externo (DAE).
Formadores: BBV de Cacilhas