Atividades desenvolvidas pela comunidade académica no âmbito do curso de Prótese Dentária:
1Futurália e Mostra de Ensino em Almada
Resumo iniciativa:
Esclarecer dúvidas e facilitar o acesso ao aconselhamento na escolha e decisão do futuro académico. Na presença dos nossos alunos e com exemplos práticos dos trabalhos desenvolvidos durante o curso.
Objetivos e Âmbito:
Dar a conhecer os diferentes cursos existentes no Instituto Universitário Egas Moniz, em especial Prótese Dentária
Responsável pela iniciativa:
Prof. Doutora Maria Vilafranca
Nº Pessoas/ Voluntários envolvidos:
6 Alunos do 3º Ano e um docente do curso
Parcerias:
Dept. de Marketing e Comunicação da Egas Moniz
Período da iniciativa:
Abril
Local da Iniciativa:
FIL e Almada
Resultados obtidos:
Matrículas de alunos que conheceram o Curso em ambas as ações
Resumo iniciativa:
Execução de próteses dentárias pelos alunos do curso destinadas aos pacientes da Clinica.
Objetivos e Âmbito:
Execução de Próteses Dentárias e Aparelhos Ortodônticos para a Clínica da Egas Moniz
N.º pessoas/voluntários envolvidos:
Alunos do 3º Ano e docentes do curso
Responsável pela iniciativa:
Docentes do curso
Parcerias:
Clínica da Egas Moniz
Período da iniciativa:
Cada ano letivo
Local da Iniciativa:
Monte de Caparica
Resultados obtidos:
A contribuição deste curso para com a comunidade é mediada pelos alunos de Medicina Dentária e os docentes responsáveis, na medida em que a prestação deste curso é limitada ao espaço físico do laboratório.
A Saúde Ocupacional também envolve a proteção ambiental
Os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Prótese Dentária (ESSEM) realizaram um trabalho de grupo, sob a forma de um poster e através da apresentação oral do mesmo, promoveram o debate sobre a respetiva temática. com o trabalho pretendeu-se que os estudantes adquirissem determinadas competências mais especificas da UC e contempladas no respetivo programa, tais como a capacidade de trabalhar em equipa, pesquisa de bibliografia adequada e seleção de informação.
Paralelamente, o trabalho permitiu consciencializar os estudantes para a importância de cada individuo, na sua atividade profissional, contribuindo com as suas ações para a promoção da saúde e preservação do ambiente.
Tendo em conta que os estudantes frequentam o 1º ano e serão futuros profissionais numa área laboratorial onde são gerados diversos tipos de resíduos e onde pode existir o risco de incêndio, é fundamental que os estudantes cumpram as boas práticas no laboratório desde o inicio da sua aprendizagem.