O Curso Pós-Graduado em Eletrocardiografia e Arritmias Cardíacas visa predominantemente a obtenção de conhecimentos profundos e autonomia na leitura e interpretação eletrocardiográfica e no diagnóstico diferencial das arritmias cardíacas....
O ensino do Curso Pós-Graduado de Eletrocardiografia e Arritmias Cardíacas visa a obtenção de conhecimentos profundos e autonomia nas seguintes áreas:
Leitura e interpretação do eletrocardiograma (ECG);
Diagnóstico diferencial das taquiarritmias com complexos QRS esreitos e das taquiarritmias com complexos QRS largos.
Diagnóstico diferencial das bradiarritmias cardíacas e das perturbações da condução intraventricular.
No final do curso o participante terá adquirido conhecimento profundo na análise e interpretação eletrocardiográfica e no diagnóstico diferencial das taquiarritmias e bradiarritmias cardíacas.
2
Objetivos Específicos
O Curso Pós-Graduado de Eletrocardiografia e Arritmias Cardíacas visa predominantemente a obtenção de conhecimentos profundos e autonomia na leitura e interpretação eletrocardiográfica e no diagnóstico diferencial das arritmias cardíacas.
Os objectivos são atingidos com os conteúdos programáticos descritos.
No campo da análise e interpretação eletrocardiográfica é dada particular importância à observação dos parâmetros eletrocardiográficos e ao diagnóstico do enfarte do miocárdio e respetiva localização.
No campo das taquiarritmias cardíacas o ensino incide nas arritmias auriculares, taquicardia por reentrada nodal e taquicardia por reentrada aurículo-ventricular relacionada com via acessória, síndromes de pré-excitação ventricular e taquicardias ventriculares.
É dada particular relevância ao diagnóstico diferencial das taquiarritmias com complexos QRS estreitos e das taquiarrimias com complexos QRS largos.
No campo das bradiarritmias cardíacas o ensino incide na doença do nódulo sinusal, bloqueios aurículo-ventriculares e perturbações da condução intraventricular. É dada particular relevância ao diagnóstico diferencial.
3
Regime de Assiduidade e Avaliação
Regime de Assiduidade:
Obrigatória a presença em 3/4 das aulas.
Regime de Avaliação:
A avaliação consiste em avaliação contínua mais uma avaliação final mediante um teste de escolha múltipla com 20 perguntas e duração de 50 minutos. A classificação final será feita segundo a escala de 0 a 20 valores obtida pela soma da nota da avaliação contínua (0 a 10 valores) e da avaliação final (0 a 10 valores) e a aprovação é dada a partir da classificação de 9.5 valores.
A avaliação final é obrigatória e terá lugar no Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM), em data a confirmar com os alunos durante o curso.
4
Nota Curricular do Formador
Prof. Doutor Eduardo José Pereira Antunes
Monitor da Unidade Curricular Fisiologia Médica no ano letivo 1978/79, Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 1982, Especialista em Cardiologia pelos Hospitais Civis de Lisboa em 1991, Especialista em Cardiologia pela Ordem dos Médicos em 1991, International Fellow of the Postgraduate School of Rhythmology Aalst em 1993, Assistente Hospitalar de Cardiologia em 1993, Consultor de Cardiologia em 1999, Assistente Hospitalar Graduado de Cardiologia em 1999, Sub-Especialista em Eletrofisiologia Cardíaca em 2005, Assistente Convidado do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências de Saúde Egas Moniz de 2008 a 2013, Assistente Convidado da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa de 2012 a 2015, Doutoramento em Ciências Médicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto em 2013, Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa de 2015 a 2024, Regente da Unidade Curricular Eletrocardiografia e Arritmologia Cardíaca do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa de 2014 a 2022 e Professor Associado do Instituto Universitário Egas Moniz desde 2025.
5
Destinatários
Médicos internos do internato complementar de Cardiologia, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, Medicina Intensiva, Anestesiologia, Medicina do Trabalho, Cirurgia Cardíaca e de outras especialidades em que o conhecimento de eletrocardiografia e arritmias cardíacas seja importante para o exercício das atividades clínicas;
Médicos internos do Ano Comum;
Alunos do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina;
Profissionais de outras áreas da saúde com Licenciatura/Mestrado em que a necessidade de conhecimentos de eletrocardiografia e arritmas cardíacas seja relevante para o exercício das suas funções.
6
3ª Edição - Candidaturas Abertas
3ª edição do Curso Pós-Graduado em Eletrocardiografia e Arritmias Cardíacas