Palestrantes e docentes reconhecidos internacionalmente
A experiência e qualidade dos palestrantes/docentes do curso sobejamente reconhecidos internacionalmente permitem um ambiente de aprendizagem com os maiores nomes da área.
2
Elevada componente prática
O curso será desenvolvido aliando prática clínica e pré-clínica a uma fundamentação científica consolidada e abrangente.
3
Objetivos Gerais de Aprendizagem
A Pós-graduação intensiva em medicina dentária desportiva tem o seguinte conteúdo funcional: dominar conhecimento do impacto do desporto de alto rendimento na saúde oral, dos impactos das doenças orais no bem-estar dos atletas e os riscos que daí advêm.
A medicina dentária desportiva compreende ter capacidade de avaliar as necessidades orais do desporto, prevenir e tratar lesões orofaciais, oferecer dispositivos de proteção personalizados, gerir emergências médico-dentárias em contexto de desporto de alto rendimento, compreender a influência da nutrição e do treino intenso na saúde oral, tratar condições específicas relacionadas com o desporto, colaborar com outros profissionais de saúde, considerar o ambiente de treino e contribuir para uma recuperação pós-tratamento sem interferir com o rendimento desportivo, assim como dotar o candidato a dominar áreas transdisciplinares.
4
Objetivos Específicos
A medicina dentária desportiva, enquanto conjunto organizado de saberes complementares ou instrumentais face ao conteúdo funcional da Medicina Dentária, compreende o conhecimento do impacto do desporto de alto rendimento
na saúde do sistema estomatognático, do impacto no bem-estar dos atletas e os riscos que daí advêm; a avaliação das especificidades do sistema estomatognático no desporto, prevenção e tratamento das lesões oro faciais, disponibilização, utilização e manuseamento de dispositivos de proteção personalizados e adequados a cada modalidade desportiva.
A Medicina Dentária Desportiva compreende as seguintes técnicas e competências:
Promover a homeostasia do sistema estomatognático, em harmonia com o atleta.
Prevenir lesões traumáticas
Gerir emergências médico-dentárias em contexto de desporto de alto rendimento.
Compreender a influência da nutrição e do treino intenso na saúde oral, tratar condições específicas relacionadas com o desporto, colaborar com outros profissionais de saúde, das mais diversas áreas medicas e desportivas.
Considerar o ambiente de treino e contribuir para uma recuperação pós-tratamento sem interferir com o rendimento desportivo.
A medicina dentária desportiva tende a correlacionar e interpretar avaliações das mais diversas áreas medico-desportivas intentando prevenir a diminuição de rendimento.
Saber os tempos de atuação dos procedimentos clínicos nos atletas de alta competição, assim como a psicologia humana do atleta.
Compreender a especificidade de cada modalidade desportiva e adequar os tratamentos médico-dentários.
5
Calendarização 1ª edição
Módulo 1 – A importância da medicina dentária na vida do atleta – 23 e 24 maio 2025
Módulo 2 – Fisioterapia Desportiva – Avaliação Funcional – 18 e 19 julho 2025
Módulo 3 – Disfunção Temporomandibular e Desporto – 19 e 20 setembro 2025
Módulo 4 – Fisiologia Desportiva – 17 e 18 outubro 2025
Módulo 5 – Medicina Dentária Desportiva I – 28 e 29 novembro 2025
Módulo 6 – Medicina Dentária Desportiva II – 9 e 10 janeiro 2026
Módulo 7 – Nutrição Desportiva – 20 e 21 fevereiro 2026
Módulo 8 – Psicologia Desportiva – 13 e 14 março 2026
Módulo 9 – Medicina Desportiva e Farmacologia do Desporto – 10 e 11 abril 2026
Módulo 10 – Sono em Medicina Dentária Desportiva – 8 e 9 maio 2026
Módulo 11 – Neuromodelação da Dor em Atletas – 19 e 20 junho 2026
Módulo 12 – Laserterapia e Ozonoterapia e a sua utilizadade em Medicina Dentária Desportiva – 3 e 4 julho 2026
Plano de Estudos
Embarque nesta viagem
Módulo 1 - A Importância da Medicina Dentária na Vida Desportiva do Atleta