O Erasmus+ é um programa da União Europeia que permite aos estudantes realizarem um período de estudos ou estágio no estrangeiro, com reconhecimento académico e possibilidade de financiamento, através de bolsas de mobilidade.
Na Egas Moniz, a mobilidade Erasmus+ pode ser realizada nos seguintes formatos:
Mobilidade Curta Duração:
Podem candidatar-se estudantes regularmente inscritos nos cursos da Egas Moniz, nos ciclos de CTeSP, Licenciatura, Mestrado e/ou Doutoramento. Os estudantes de Licenciatura devem, em regra, ter concluído o primeiro ano antes da mobilidade.
A Egas Moniz tem acordos Erasmus+ com mais de 70 instituições parceiras em vários países europeus. A lista de universidades parceiras por curso pode ser consultada no site da Egas Moniz, Egas Moniz School of Health & Science. Caso tenha interesse numa Universidade que não está listada, poderá fazer a sugestão ao Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM).
Para mobilidades fora do programa Erasmus+, em caso de Intercâmbio, o processo será na mesma apoiado pelo GRIM.
Consulte a lista de instituições parceiras por área científica no site da Egas Moniz School of Health & Science.
O aluno pode entrar em contacto com o Coordenador de Mobilidade do respetivo curso.
É possível realizar um estágio Erasmus+ em: Hospitais, Clínicas, Empresas, Instituições de investigação, Laboratórios, Organizações públicas ou privadas, ONG e fundações. O estágio não precisa de ser numa universidade parceira do Programa Erasmus+.
Sim. É possível realizar um estágio Erasmus+ para recém-diplomados, desde que:
A avaliação é feita na instituição de acolhimento, de acordo com as regras locais. As notas são depois convertidas e reconhecidas na Egas Moniz School of Health & Science , com base no Learning Agreement (Acordo de Estudos) acordado.
As equivalências são definidas no Learning Agreement, aprovado por: o estudante, a Egas Moniz School of Health & Science na qualidade do Coordenador de Mobilidade e a instituição de acolhimento. Se obtiver aprovação às unidades curriculares realizadas em Erasmus+, não terá disciplinas em atraso no regresso.
Depende do curso e da autorização do Coordenador de Mobilidade. Cada caso é avaliado individualmente.
O aluno deve contactar previamente o Coordenador de Mobilidade para verificar o seu caso. Pode ser necessário preencher o impresso de “Proposta de alteração do plano de pagamento da propina anual”.
Cada Universidade tem os seus requisitos, pelo que o aluno deve confirmar caso a caso qual a língua pedida e o nível. Algumas universidades exigem certificado linguístico mínimo. O Erasmus+ disponibiliza ainda o Online Linguistic Support (OLS) para apoio linguístico.
O OLS permite-lhe ainda ter um certificado que comprove o nível de conhecimento da língua.
O aluno pode candidatar-se à bolsa de mobilidade cujo valor depende: do país de destino, da duração da mobilidade, dos fundos disponíveis. O aluno será informado previamente antes do início da mobilidade se terá bolsa e qual o valor que lhe é atribuído.
O estudante é responsável por cobrir todos os custos durante a sua mobilidade: viagens, alojamento, alimentação, despesas pessoais. O objetivo da bolsa de é colmatar a diferença entre o nível de vida do país de origem e o país de acolhimento.
Sim. Durante a mobilidade continua a pagar propinas na Egas Moniz School of Health & Sciene. Não paga propinas na universidade de acolhimento, no entanto pode ser necessário pagar algum serviço extra, por exemplo kits pessoais de trabalho ou uniformes.
A procura de alojamento é, em regra, da responsabilidade do estudante. Algumas universidades disponibilizam residências ou apoio na procura.
Sim. O estudante é responsável por organizar e pagar a sua viagem, garantindo presença no início do semestre.
O valor das Bolsas é atualizado anualmente e varia consoante o país a que se destinam e a duração efetiva (em número de dias/meses) da mobilidade.
Os estudantes bolseiros da DGES têm prioridade na atribuição de bolsas. No entanto qualquer aluno se pode candidatar a bolsas complementares que são habitualmente divulgadas pela instituição (ex: Bolsas Santander).
Sim, o Seguro da Egas Moniz é estendido durante a mobilidade, cobre responsabilidade civil e acidentes pessoais contra terceiros, no entanto é aconselhável que o aluno peça o Cartão Europeu de Saúde.
Sim. Pode realizar mobilidade várias vezes, desde que não ultrapasse 12 meses por ciclo de estudos. A bolsa de mobilidade poderá não ser garantida em todas as experiências.
A 1.ª fase para o ano letivo 2026/27 decorreu até 19 fevereiro 2026. Outras fases podem abrir conforme disponibilidade.
Cronologia 1ª fase: Candidatura na MobilidadeNet
2ª fase: Nomeações
Candidaturas (Resultados e LA)
O que é o Learning Agreement? É o Acordo de Estudos/Estágio, onde se define o plano de unidades curriculares ou atividades e as equivalências académicas.
Como preencho o Learning Agreement? O Learning Agreement é preenchido: Pelo estudante; Com apoio e aprovação do Coordenador de Mobilidade; Com a validação da instituição de acolhimento. (vídeo brevemente)
Antes de partir GRIM envia o contrato ERASMUS+ que deve ser revisto e assinado pelo aluno.
Resumindo, que documentos vou precisar?
Sim, mas deve informar o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) o mais cedo possível. O cancelamento, deve ser feito na plataforma MobilidadeNet e pode ter implicações: perda do direito à bolsa Erasmus+; necessidade de devolver valores já recebidos; impacto em futuras candidaturas, se não houver justificação válida.
O pagamento é feito em duas fases: 90% no início da mobilidade após envio do certificado de mobilidade.
É possível fazer alterações através do Learning Agreement, com aprovação das partes envolvidas. (vídeo brevemente)
Qualquer alteração às datas de mobilidade deve ser informada o mais cedo possível e pode implicar alterações no valor da bolsa de mobilidade.
10% no final, após envio do certificado de mobilidade e o preenchimento do inquérito nacional da Agência Erasmus.
Cada caso será avaliado individualmente.
Se regressar antes do período mínimo exigido: Pode ter de devolver total ou parcialmente a bolsa Erasmus+; pode perder o reconhecimento académico. Deve informar o GRIM antes de tomar a decisão. Cada situação é analisada individualmente, especialmente em casos de força maior.
OBS. mobilidade de longo prazo de estudantes - sem prejuízo do respeito da duração mínima elegível, se a duração da estadia for inferior à indicada no contrato, o beneficiário procederá do seguinte modo:
