Iniciativas PRR

SAPIEN | Ações com apoio PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) visa implementar um conjunto de reformas e de investimentos que permitem ao país recuperar o crescimento económico sustentado, associada à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pela doença COVID-19, no contexto da crise internacional com o acréscimo dos desafios globais da transição ecológica e as oportunidades da transição digital emergente, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.

Este PRR consiste num programa a nível nacional, com um período de execução de 5 anos, nomeadamente de 2021 a 2026.

O Programa Impulso Mais Digital tem como principal objetivo modernizar a rede de ensino superior, com foco em áreas estratégicas para a resiliência do país e no fortalecimento das competências digitais e tecnológicas. Este programa visa aumentar a oferta formativa das Instituições de Ensino Superior, promovendo a formação e requalificação de um maior número de jovens e adultos

Além disso, o programa procura transformar as práticas pedagógicas no ensino superior, promovendo o sucesso académico, reduzindo o abandono escolar e melhorando o bem-estar dos estudantes. A modernização tecnológica e a criação de condições formativas avançadas são prioritárias, com impacto em áreas como a agricultura sustentável, os sistemas de saúde, a transição verde e a sustentabilidade ambiental.

Submedidas do Programa Impulso Mais Digital implementadas na Egas Moniz:

Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior: Criação de Centros de Excelência para inovação pedagógica. Neste âmbito a Egas Moniz integra o Consórcio SAPIEN – South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network.

Duração do Projeto

2023 a 2026

Coordenação do Projeto

João Couvaneiro

SAPIEN

O SAPIEN - South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network é um consórcio de instituições de ensino superior que integra a Egas Moniz School of Health & Science a Universidade Nova, a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores, a Universidade do Algarve e Universidade de Évora, bem como os institutos politécnicos de Beja, Portalegre e Setubal. Estas instituições comprometem-se a promover a inovação pedagógica, com forte componente digital e a consolidar culturas institucionais de inovação pedagógica para promoção da excelência. A estratégia de ação adotada pelo SAPIEN assenta em três grandes linhas: um modelo pedagógico centrado nos estudantes e nas suas aprendizagens; o desenvolvimento profissional de docentes, para o reforço de competências pedagógicas; e ainda a implementação de ambientes enriquecidos de aprendizagem, com integração significativa de recursos tecnológicos e digitais. O SAPIEN surge enquadrado no programa Impulso Mais Digital (PRR), gerido pela Direção-Geral do Ensino Superior, na qualidade de beneficiário intermediário, pretendendo-se que tenha um impacto relevante nas instituições de Ensino Superior que o integram, ao nível da promoção da inovação pedagógica e da abordagem metodológica em rede.

Oferta formativa:

Microcredencial de 3 ECTS, realizada on-line em sessões síncronas, com 21 horas de contacto, onde serão abordados os seguintes tópico: Modelos Pedagógicos e Práticas de Ensino e Avaliação; Ambientes (presencial, a distância, ...) e recursos para o ensino e aprendizagem (com referência explícita às tecnologias digitais) e Estratégias de trabalho docente.

Coordenação de Curso (na Egas Moniz) João Couvaneiro

Comunidade de Práticas