A Egas Moniz integra uma rede crescente de parceiros nacionais e internacionais comprometidos com a sustentabilidade, a inovação e o impacto social. Através de projetos colaborativos, comunidades energéticas, iniciativas de responsabilidade social e alianças académicas globais, a instituição reforça o seu papel como agente ativo na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Rede de cooperação entre pessoas de instituições de ensino superior (IES) nacionais para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica. A Egas Moniz encontra-se representada no Grupo de Trabalho “Sustentabilidade da produção do consumo alimentar” na pessoa da Professora Doutora Renata Ramalho e no Grupo de Trabalho “Economia Circular” na pessoa do Prof. Doutor Manuel Pequito.
Membro do ORSIES (Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior): O ORSIES, é uma rede colaborativa composta por 30 Instituições de Ensino Superior, do qual a Egas Moniz é um dos seus membros fundadores, numa iniciativa conjunta entre a Fórum Estudante e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A Egas Moniz encontra-se representada no Grupo de Trabalho “Aprendizagem em Serviço (ApS)” na pessoa da Engª Ana Carvalho do Departamento de Planeamento Estratégico e Sustentabilidade.
Dentro desta rede destaca-se ainda a Criação dos “Indicadores de Responsabilidade Social e Ambiental das Instituições de Ensino Superior (IRSIES) assim como de plataforma de Diagnóstico que serviu como base para o nosso Diagnóstico de Responsabilidade Social Interno e consequente construção do plano de ação.
Membro do GRACE: A Egas Moniz tornou-se, no início do ano letivo 2017/18, em associada do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, refletindo nesta adesão o seu compromisso em ser Sustentável e Socialmente Responsável e conduzindo a sua atividade com base nos princípios, valores e boas práticas da responsabilidade social.
Fundado em fevereiro de 2000 por um conjunto de empresas, o GRACE é uma associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa. O GRACE reúne mais de 150 empresas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, empenhadas em aprofundar o seu papel no desenvolvimento social das pessoas e das organizações, partilhando a missão há muito assumida: refletir, promover e desenvolver a responsabilidade social corporativa em Portugal.
O projeto Uni.Network, lançado pelo GRACE ao qual a Egas Moniz aderiu em 2017/18, surgiu dada a importância crescente da sensibilização para a temática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e do empreendedorismo social, bem como o alinhamento com as políticas europeias da Europa 2020 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa das Nações Unidas. O Projeto Uni.Network pretende aproximar os colaboradores das Empresas Associadas do GRACE ao mundo académico, numa ótica de voluntariado empresarial de competências, bem como introduzir a temática da RSC na oferta formativa dos estudantes universitários e futuros profissionais.
No âmbito do Projeto Uni.Network destacamos as atividades da Academia GRACE, nomeadamente a possibilidade dos nossos alunos concorrerem ao prémio promovido pela mesma. Os autores dos melhores trabalhos apresentados à Academia GRACE serão premiados com a oportunidade de terem uma experiência profissional, em formato de Estágio de Verão, numa empresa Associada do GRACE e um contacto privilegiado com a área de responsabilidade social corporativa (RSC), entre outros departamentos.
Membro da Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11)
Criada em novembro de 1996, no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ) a CS/11 é constituída por membros representantes de diversas entidades, nomeadamente, associações, escolas, e outros organismos e instituições do setor da Educação e Formação que participam de forma voluntária. A Egas Moniz encontra-se representada nos grupos de trabalho “Sustentabilidade e interação dos ODS nas IES” e “Sistemas de Qualidade e respetivos referenciais” através da Engª Ana Carvalho e Drª Lívia Simanauskas do Gabinete de Planeamento Estratégico e Sustentabilidade.
Membro da Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES):
A Egas Moniz é membro da R-VES, uma rede iniciada em outubro de 2019, na Universidade do Algarve.
A R-VES conta atualmente com a adesão de mais de duas dezenas de Instituições de Ensino Superior (IES). A R-VES pretende capacitar e potenciar a atividade das IES para a investigação e valorização do voluntariado e ao mesmo tempo, promover a partilha de boas práticas e a articulação entre instituições no desenvolvimento de projetos conjuntos de apoio à comunidade.
Membro do Consórcio Maior Empregabilidade:
O Consórcio "Maior Empregabilidade" iniciou-se em 2013, constituído por instituições de ensino superior, públicas e privadas, que aceitaram o convite da Fórum Estudante para realizar um conjunto de Estudos, Conferências e Iniciativas que visam promover a maior empregabilidade dos jovens recém-diplomados do Ensino Superior.
A iniciativa de constituição do Consórcio nasceu no IIº Encontro de Gabinetes de Saídas Profissionais, realizado em Janeiro de 2013, na Universidade de Aveiro, pela Fórum Estudante, onde as instituições participantes decidiram levar mais longe a plataforma de cooperação que haviam desenvolvido ao longo dos últimos anos, em torno da Missão Emprego - www.emprego.forum.pt
A Egas Moniz, CRL e o Consórcio Maior Empregabilidade celebraram um Protocolo de Colaboração no dia 15 de março de 2018.O presente protocolo tem como objetivo aprofundar o tema da promoção da empregabilidade dos jovens diplomados, à luz das novas dinâmicas do mercado de trabalho e do perfil dos novos estudantes (millenials).
O projeto Uni.Network, lançado pelo GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial e ao qual a Egas Moniz aderiu em 2017/18, surgiu dada a importância crescente da sensibilização para a temática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e do empreendedorismo social, bem como o alinhamento com as políticas europeias da Europa 2020 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa das Nações Unidas.
O Projeto Uni.Network pretende aproximar os colaboradores das Empresas Associadas do GRACE ao mundo académico, numa ótica de voluntariado empresarial de competências, bem como introduzir a temática da RSC na oferta formativa dos estudantes universitários e futuros profissionais. Segundo António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas "Estudantes que compreendem os valores da responsabilidade corporativa, sustentabilidade e ética poderão ser catalisadores de mudança mais efetivos, e o seu trabalho poderá contribuir para o avanço do bem comum."
No âmbito do Projeto Uni.Network destacamos as atividades da Academia GRACE, nomeadamente a possibilidade dos nossos alunos concorrerem ao prémio promovido pela mesma.
Os autores dos melhores trabalhos apresentados à Academia GRACE serão premiados com a oportunidade de terem uma experiência profissional, em formato de Estágio de Verão, numa empresa Associada do GRACE e um contacto privilegiado com a área de responsabilidade social corporativa (RSC), entre outros departamentos.
