Gabinete de Formação Pedagógica

Observação em contexto real de aula

As atividades de observação em contexto real de aula realizam-se com auxílio de uma “Grelha de Observação” para facilitar a análise e garantir o foco, assim como alinhar os pontos relevantes a comentar.

Grelha de Observação

Aqui são avaliadas as competências pedagógicas dos docentes, desde a introdução, desenvolvimento das matérias e finalização da aula, assim como aspetos relativos à gestão da comunicação verbal e não verbal, utilização dos suportes visuais e gestão da relação com o grupo de alunos.

Inclui uma análise na pós-observação, pelo coach e docente, através de um feedback personalizado e confidencial, com partilha e reconhecimento das boas práticas observadas, para consolidação das mesmas, e sugestões de melhoria ou de correção de comportamentos ou procedimentos desadequados.

De referir que a elaboração da grelha de observação resultou de um projeto piloto desenvolvido em 2012/13 para potenciar o alinhamento de docentes em contexto de aula e para reforçar a consciencialização da necessidade de adequação de práticas pedagógicas mais eficazes. Para tal, foram realizadas duas sessões de focus group com os estudantes de ambas as instituições de ensino da Egas Moniz e duas sessões de team coaching com os docentes para partilha e análise dos resultados.

Este projeto permitiu conhecer as perceções que os estudantes têm dos docentes e aferir os consensos e divergências na análise quer dos docentes, quer dos próprios alunos (caraterização do que mais apreciam e criticam num docente – como definem um “Bom Professor”; impacto das diferentes abordagens dos docentes na motivação dos alunos a frequentar e participar nas aulas; impacto na aprendizagem e consolidação dos conhecimentos; principais dificuldades que os alunos colocam aos docentes e estratégias por estes adotadas).

Os contributos dos estudantes foram alvo de uma análise de conteúdo e elaborado um relatório para cada uma das Instituições, tendo o mesmo sido partilhado e analisado com os docentes em duas sessões de team coaching, para: alinhar a identidade / “Assinatura de Excelência”: “Ser docente da Egas Moniz”; refletir em conjunto sobre o relatório dos focus group realizados com os estudantes (desafios atuais na atividade docente e implicações pedagógicas: dificuldades e forças; caraterização das tipologias de estudantes e análise da necessidade de adequação; reforçar o compromisso individual e coletivo face à excelência requerida no corpo docente.

Observação

Estas atividades são exclusivamente realizadas por uma equipa de psicólogos devidamente credenciados que estão disponíveis, mediante marcação prévia, ao longo de todo o ano letivo.

Image