Biblioteca

A Biblioteca oferece a alunos, docentes e funcionários um acervo especializado e em constante atualização.

Dispõe de 3 zonas distintas para responder às necessidades dos seus utilizadores:

  • Zona Silenciosa (estudo individual), nas salas de leitura 1 e 2;
  • Zona Colaborativa (grupos pequenos, em tom de voz baixo), nas salas de leitura 3 e 4;
  • Zona para Estudo em Grupo, na sala de estudo do piso 0 e na esplanada.
Bibliotecária Responsável: Dra. Paula Saraiva

Localização

Piso superior do Edifício de Serviços de Apoio do Campus Universitário

Cartão de Leitor

Faça a requisição no Balcão de Atendimento. Basta preencher a ficha de inscrição e levar uma fotografia tipo passe ou uma fotocópia a cores.

Validade: duração expectável do curso Preço: a emissão da 1ª via é gratuita

Image
Horários

Geral

De 2ª a 6ª feira

Entre as 8:00 e as 20:00 

Período de Férias Escolares

De 2ª a 6ª feira

Entre as 8:00 e as 18:00

Agosto

No mês de agosto, a Biblioteca encontra-se encerrada por um período de tempo a determinar em cada ano letivo.

Contactos

biblioteca@egasmoniz.edu.pt
(+351) 212 946 847 | 212 946 846

Chamada para Rede Fixa Nacional

Serviços

  • Consulta presencial e empréstimo (local, domiciliário e inter-bibliotecas);
  • Pesquisa assistida;
  • Serviço de referência;
  • Serviço de fotocópias em regime de auto-serviço;
  • Sessões de formação (workshops);
  • Serviço de apoio à prevenção e deteção de plágio;
  • Suporte às atividades de Investigação.

Quick links

Workshops

A Biblioteca promove ao longo do ano letivo sessões de formação com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de competências de literacia de informação e de competências transversais (soft skills) que contribuam para o sucesso académico.

Inscrições Gratuitas No Balcão de Atendimento da Biblioteca ou via e-mail para biblioteca@egasmoniz.edu.pt. O número de participantes é limitado e as datas são anunciadas previamente na página de Eventos Egas Moniz.

Image

Direitos e Deveres

do Utilizador

Para que a Biblioteca possa prestar um serviço de qualidade é fundamental o estabelecimento de um compromisso mútuo entre a Biblioteca e os seus utilizadores, de acordo com o Regulamento em vigor.

Direitos do Utilizador:
  • Ter acesso gratuito aos serviços da Biblioteca, para fins de consulta local e empréstimo;
  • Ter acesso ao equipamento que possibilite a consulta dos recursos digitais de informação;
  • Receber atendimento personalizado e eficiente;
  • Receber informação atualizada relativa ao funcionamento da Biblioteca;
  • Participar no processo de melhoria contínua dos serviços da Biblioteca.
Deveres do Utilizador:
  • Cumprir o Regulamento da Biblioteca, respeitando os restantes utilizadores, bem como as instruções e observações efetuadas pelos funcionários;
  • Identificar-se sempre que solicitado pelos funcionários;
  • Manter o silêncio indispensável ao trabalho e estudo dos restantes utilizadores e funcionários;
  • Zelar pela integridade física das obras que consulta e pelo equipamento que utiliza;
  • Utilizar as Salas de Leitura apenas para estudo individual (para efetuar estudo em grupo deve utilizar a sala destinada a este efeito, situada no piso 0 do Edifício de Apoio);
  • Cumprir o prazo estipulado para a devolução das publicações requisitadas no âmbito do empréstimo domiciliário;
  • Respeitar a legislação vigente relacionada com os Direitos de Autor no caso de reprodução de qualquer tipo de documento;
  • Não comer, beber, fumar ou falar ao telemóvel na Biblioteca;
  • Não arrumar ou alterar a ordem de arrumação das obras nas estantes (os livros consultados devem ser colocados nos carrinhos do corredor).

Perante casos de manifesto desrespeito pelas normas estabelecidas, qualquer funcionário da Biblioteca está autorizado a intervir da forma que considere mais adequada, incluindo a expulsão de utilizadores, entre outras penalizações.