Esta ferramenta identifica correspondências de texto, através da comparação do documento submetido com todos os documentos incluídos na sua base de dados online, gerando no final um relatório onde são apresentadas todas as fontes com texto semelhante.
O estudante pode efetuar três submissões do seu trabalho na Biblioteca, sendo o resultado obtido confidencial e remetido exclusivamente ao estudante.
Para familiarização com o programa e disponibilização de senhas de acesso individual mediante solicitação prévia (via email).
Este serviço visa permitir ao aluno ter uma ideia da percentagem de correspondências antes de entregar a versão final ao orientador, sendo o seu resultado confidencial e enviado em formato PDF por email.
Os estudantes deverão solicitar o serviço de deteção de plágio via e-mail para o endereço biblioteca@egasmoniz.edu.pt, tendo em consideração as condições do serviço:
Para que não ocorram erros ou resultados inesperados, é necessário verificar se o ficheiro enviado cumpre os seguintes requisitos:
Para utilização do software, o docente/orientador deverá solicitar a senha de acesso à Biblioteca e ativar a sua conta individual nas 24 horas seguintes.
Ao aceder à sua conta individual, dispõe de privilégios apenas presentes na versão online (HTML), uma vez que o relatório gerado para os estudantes pela Biblioteca (em versão PDF) não tem acesso a todas as funcionalidades; nomeadamente, não é possível fazer a ligação para as fontes originais ou recalcular a percentagem depois de excluídas as situações que não constituem plágio.
De sublinhar a importância desta validação, tendo em conta que uma percentagem de correspondências relativamente elevada não significa que exista plágio, uma vez que o programa se limita a identificar e alertar sobre potenciais situações de plágio, que devem ser analisadas e validadas ou descartadas pelo crivo humano.
Para que não ocorram erros ao correr o software, o docente/orientador deve verificar se o ficheiro enviado cumpre os requisitos referidos acima.
De ressalvar que o ficheiro submetido pelo orientador deverá ser corrido unicamente em modo teste (sem depósito), selecionando no programa a opção de envio “Sem depósito”. (Consultar instrução I-EM-EI-10 - Utilização do Programa de Deteção de Plágio).
Depois de concluída a revisão, o estudante entrega o trabalho e restante documentação no Secretariado de Mestrados e Pós-Graduações, que deverá correr em modo final (com depósito) e imprimir o relatório de plágio para que seja assinado pelo docente/ orientador.
O não cumprimento desta regra inviabiliza o controlo pretendido na versão final, uma vez que, se o documento passar a constar da base assinalará 100% de correspondências/plágio.
Para obter informação passo a passo sobre como submeter um documento, visualizar o relatório de correspondências, excluir correspondências e recalcular a percentagem de plágio, consultar a instrução I-EM-EI-10 - Utilização do Programa de Deteção de Plágio.