Biblioteca

Prevenção e Deteção de Plágio

Numa perspetiva de promoção do uso ético da informação, a Egas Moniz disponibiliza uma plataforma informática de suporte à comunidade académica na tarefa de identificar e prevenir potenciais situações de plágio, sobretudo, no momento da revisão e entrega dos trabalhos de final de curso.

Esta ferramenta identifica correspondências de texto, através da comparação do documento submetido com todos os documentos incluídos na sua base de dados online, gerando no final um relatório onde são apresentadas todas as fontes com texto semelhante.

Limite de utilização

O estudante pode efetuar três submissões do seu trabalho na Biblioteca, sendo o resultado obtido confidencial e remetido exclusivamente ao estudante.

Serviço de suporte ao corpo docente

Para familiarização com o programa e disponibilização de senhas de acesso individual mediante solicitação prévia (via email).

Cumpre ao corpo docente/ orientador de mestrado
  • Submeter o Trabalho de Projeto/ Monografia /Dissertação ao programa no modo TESTE (sem depósito na base de dados) através da sua conta individual, excluindo correspondências que não correspondem a plágio;
  • Validar e assinar o relatório final de plágio que lhe é entregue pelo Secretariado de Mestrados e Pós-Graduações.
Cumpre ao Secretariado de Mestrados e Pós-Graduações
  • Proceder à submissão da versão final e vinculativa do Trabalho de Projeto/ Monografia/ Dissertação ao programa;
  • Imprimir o relatório final de plágio (apenas as páginas que mencionem a percentagem obtida e as fontes originais identificadas pelo programa) e entregar ao orientador para validar e assinar.

Condições do serviço para estudantes finalistas

Este serviço visa permitir ao aluno ter uma ideia da percentagem de correspondências antes de entregar a versão final ao orientador, sendo o seu resultado confidencial e enviado em formato PDF por email.

Os estudantes deverão solicitar o serviço de deteção de plágio via e-mail para o endereço biblioteca@egasmoniz.edu.pt, tendo em consideração as condições do serviço:

  • Cada aluno pode efetuar no máximo 3 submissões da sua dissertação de mestrado ao programa disponível na Biblioteca (não são aceites monografias ou outros trabalhos finais de licenciatura).
  • Os pedidos submetidos via email deverão indicar o nome, número de aluno e curso;
  • Relativamente ao documento, deverão ser enviados dois ficheiros: a versão original integral com capa e uma versão apenas com o texto da tese (sem capa, índice, imagens, tabelas, bibliografia).
Requisitos do ficheiro a submeter ao programa

Para que não ocorram erros ou resultados inesperados, é necessário verificar se o ficheiro enviado cumpre os seguintes requisitos:

  • Formato MS Word ou PDF;
  • Não ser um ficheiro PDF criado em software que não seja da Adobe/Acrobat (alguns softwares alternativos criam ficheiros PDF que não são completamente padrão);
  • Não ser um ficheiro comprimido;
  • Não deve ultrapassar o limite de 400 páginas ou 40MB;
  • Não deve incluir páginas em branco;
  • Se o documento tiver imagens ou tabelas, deve ser enviada uma versão sem imagens (o software só corre em texto);
  • É recomendado que seja submetida uma versão sem capa, índice e bibliografia.

Acesso e utilização do software pelo corpo docente

Para utilização do software, o docente/orientador deverá solicitar a senha de acesso à Biblioteca e ativar a sua conta individual nas 24 horas seguintes.

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Ao aceder à sua conta individual, dispõe de privilégios apenas presentes na versão online (HTML), uma vez que o relatório gerado para os estudantes pela Biblioteca (em versão PDF) não tem acesso a todas as funcionalidades; nomeadamente, não é possível fazer a ligação para as fontes originais ou recalcular a percentagem depois de excluídas as situações que não constituem plágio.

De sublinhar a importância desta validação, tendo em conta que uma percentagem de correspondências relativamente elevada não significa que exista plágio, uma vez que o programa se limita a identificar e alertar sobre potenciais situações de plágio, que devem ser analisadas e validadas ou descartadas pelo crivo humano.

Para que não ocorram erros ao correr o software, o docente/orientador deve verificar se o ficheiro enviado cumpre os requisitos referidos acima.

De ressalvar que o ficheiro submetido pelo orientador deverá ser corrido unicamente em modo teste (sem depósito), selecionando no programa a opção de envio “Sem depósito”. (Consultar instrução I-EM-EI-10 - Utilização do Programa de Deteção de Plágio).

Depois de concluída a revisão, o estudante entrega o trabalho e restante documentação no Secretariado de Mestrados e Pós-Graduações, que deverá correr em modo final (com depósito) e imprimir o relatório de plágio para que seja assinado pelo docente/ orientador.

É importante reforçar que o docente/orientador NÃO deve depositar o documento no repositório do programa.

O não cumprimento desta regra inviabiliza o controlo pretendido na versão final, uma vez que, se o documento passar a constar da base  assinalará 100% de correspondências/plágio.

Para obter informação passo a passo sobre como submeter um documento, visualizar o relatório de correspondências, excluir correspondências e recalcular a percentagem de plágio, consultar a instrução I-EM-EI-10 - Utilização do Programa de Deteção de Plágio.